No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Os Fuzileiros de Sharpe (Sharpe’s Rifles – 1993)

Na Guerra Peninsular, o sargento britânico Richard Sharpe (Sean Bean) é promovido a tenente encarregado de uma desrespeitosa companhia de fuzileiros.

“Os Fuzileiros de Sharpe” é a primeira aventura de uma série britânica pouco conhecida no Brasil, composta por 18 telefilmes, dirigidos por Tom Clegg, que adaptam os livros do grande Bernard Cornwell, com a presença sempre competente de Sean Bean.

Caso você não queira dedicar muito tempo, uma escolha que definitivamente não aconselho, eu te indico fortemente a dar uma chance aos excelentes 4 primeiros episódios. E os livros? “A Águia de Sharpe” é um ótimo ponto de partida, mas recomendo também o espetacular “A Devastação de Sharpe” e, pela excelente descrição das batalhas, “O Triunfo de Sharpe”.

A estrutura do roteiro é menos complexa por se tratar de uma introdução clássica, não há desta feita uma grande ameaça, nenhuma sequência de ação particularmente impactante, o interesse está na apresentação do protagonista, o real conflito trabalhado é a gradativa conquista do respeito de seus comandados.

Esta abordagem, principalmente nos grotescos dias atuais, emociona sobremaneira, celebrando valores esquecidos como honra, coragem e lealdade.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui