O conjunto de obra do saudoso crítico/roteirista/diretor francês Bertrand Tavernier, reconhecido pela sua abordagem intensamente humanista e provocadora, impressiona pelo alto nível de qualidade, mas selecionei 5 trabalhos que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público cinéfilo mais dedicado.
Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.
Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, alguns foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.
Vale ressaltar que os títulos não estão listados em ordem de preferência.
O JUIZ E O ASSASSINO (Le juge et l’assassin – 1976)
Um juiz tem que decidir se um assassino é louco, o que o deixaria fora da prisão. Porém, quanto mais o conhece, mais o juiz muda de opinião sobre o criminoso, que passa, finalmente, a explicar o motivo de seus atos.
UM SONHO DE DOMINGO (Un dimanche à la campagne – 1984)
Naquela manhã, quando saiu para encontrar seus filhos e netos que estavam a caminho para visitá-lo como todo fim de semana, o Sr. Ladmiral não sabia que aquele domingo de fim de verão e os eventos emocionais que ele viveria naquele dia especial poderiam mudar radicalmente toda a sua vida.
A MORTE AO VIVO (La Mort en direct – 1980)
Roddy tem uma câmera implantada em seu cérebro. Graças a ela, é contratado por um produtor de televisão para filmar um documentário sobre a doente terminal Katherine, sem o conhecimento dela. A gravação fará parte da popular série de televisão “A Morte ao Vivo”. Um dos melhores trabalhos da saudosa ROMY SCHNEIDER.
O RELOJOEIRO (L’Horloger de Saint-Paul – 1974)
O personagem-título, interpretado pelo alter ego de Tavernier, Philipe Noiret, fica entorpecido pelas atividades niilistas de seu filho Sylvain Rougerie. Preso sob acusações que vão de incêndio criminoso a assassinato, Rougerie oferece a explicação padrão. A estreia de Tavernier na direção, adaptando “O Relojoeiro de Everton”, do grande autor GEORGES SIMENON.
POR VOLTA DA MEIA-NOITE (‘Round Midnight – 1986)
A lenda do jazz Dexter Gordon interpreta brilhantemente o fictício saxofonista tenor Dale Turner, um músico que está perdendo lentamente a batalha contra o alcoolismo, afastado da família e sobrevivendo por um fio no mundo do jazz de Nova York dos anos 1950.