O Enigma de Outro Mundo (The Thing – 1982)

Na remota Antártida, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base quando, de um helicóptero, alguém atira em um cão do acampamento. À medida que socorrem o cão, o bicho começa a atacar os cientistas e os outros cachorros e logo eles descobrem que o animal pode assumir a forma de suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser eliminados e a cópia assumir o lugar deles. Com isso, um piloto (Kurt Russell) e um médico (Richard Dysart) precisam capturar a fera antes que seja tarde demais.

Eu nunca vou esquecer o meu primeiro contato com este filme, ainda na infância, durante uma visita à casa de um amigo da família. Os adultos interromperam a conversa quando o anfitrião orgulhosamente apresentou a novidade do momento, um artefato tecnológico que levava a sala de cinema para dentro do quarto dos cinéfilos apaixonados.

Esta foi a minha introdução ao universo mágico do VHS. E qual era a fita que estava sendo exibida como teste na pequena TV? Uma pérola do diretor John Carpenter, que prendeu a atenção de todos no ambiente com seu clima absurdamente tenso, potencializado na trilha sonora composta pelo saudoso Ennio Morricone. O título no estojo me marcou: “O Enigma de Outro Mundo”. Anos depois, já um colecionador dedicado, gravei a obra em alguma exibição no horário nobre televisivo. Hoje, tenho em DVD, que revi para a preparação deste texto especial.

devotudoaocinema.com.br - "O Enigma de Outro Mundo", de John Carpenter

A indústria estava ainda surpreendida com o sucesso arrebatador de “Alien – O Oitavo Passageiro” (1979), de Ridley Scott, logo, objetivando surfar na onda desta atmosfera sci-fi lúgubre, os executivos decidiram tirar da gaveta o projeto de uma adaptação mais fiel à novela “Who Goes There?”, de John W. Campbell, trama que havia sido livremente trabalhada no início da década de 50 por Christian Nyby e Howard Hawks, o ótimo “O Monstro do Ártico”.

Carpenter havia acabado de entregar o pivotal slasher “Halloween – A Noite do Terror” (1978) e, firmando o pé na reverência ao clássico que ele admirava, encontrou uma maneira inteligente de atualizar o cenário, com o auxílio do amigo Dean Cundey na fotografia, elemento que seria primordial na construção do suspense nas cenas desta versão.

Os efeitos práticos e verdadeiramente chocantes de Rob Bottin, combinando animatrônica, maquiagem especial, látex e substâncias viscosas, revolucionaram o gênero, trazendo incrível realismo para os momentos em que as criaturas mutantes atacam a equipe. O esmero nos detalhes provoca arrepios ainda hoje, após décadas dominadas pela computação gráfica, um mérito inegável que prova que o desafio criativo instigava o cérebro, infelizmente muito se perdeu com as facilidades do mundo moderno.

***

A novela originalWho Goes There?” (em sua versão estendida e integral, intitulada “Frozen Hell“) que inspirou o filme dirigido por John Carpenter, além de outros projetos cinematográficos ao longo das décadas, foi lançada pela editora Diário Macabro, a primeira tradução ao português deste fascinante trabalho do autor John W. Campbell.

devotudoaocinema.com.br - "O Enigma de Outro Mundo", de John Carpenter

ADQUIRA O LIVRO DIRETAMENTE NA LOJA DA EDITORA CLICANDO AQUI.

devotudoaocinema.com.br - "O Enigma de Outro Mundo", de John Carpenter

Trilha sonora composta pelo saudoso mestre Ennio Morricone:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui