ANTES DE ACOMPANHAR A PARTE FINAL DESTE ESPECIAL, LEIA AS LISTAS ANTERIORES CLICANDO AQUI E AQUI.
Eu sou apaixonado por jazz, comecei a escutar na mesma época em que estudava tudo sobre ópera.
Não preciso dizer que este gosto musical prejudicou muito minha vida social na época da escola, eu era o menino esquisito magricela de óculos que só pensava em filmes antigos, música “de velho” e livros de sebo. O que eu não imaginava era que o mundo entraria em um processo devastador de infantilização, e que, hoje, aos 41 anos de idade, eu continuaria sendo o esquisito…
Eu selecionei algumas pérolas do cinema (excluindo documentários) que abordam o jazz, e, para enriquecer a matéria, inseri, entre um filme e outro, links para discos que amo, alguns muito celebrados, outros injustamente pouco lembrados.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
Tempestade de Ritmo (Stormy Weather – 1943)
O musical conta a história de Bill Williamson, um dançarino talentoso, e Selina Rogers, uma cantora popular, através de uma série de flashbacks. Bill, que retorna de casa após servir na Primeira Guerra Mundial, encontra-se com Selina, com quem cria uma relação e busca sucesso artístico.
A Handful of Fats (Fats Waller), lançado em 2004:
Kansas City (1996)
Em 1930, uma mulher desesperada arquiteta o plano ousado de sequestrar a esposa de um político influente para chantageá-lo e livrar seu marido bandido das mãos de Seldom Seen, o famigerado chefe do crime da cidade de Kansas.
Ella and Chick Webb: 1937 – 1939 (Ella Fitzgerald e Chick Webb), lançado em 1958:
O Ocaso de Uma Estrela (Lady Sings The Blues – 1972)
O filme biográfico-musical conta a história de Billie Holiday (Diana Ross), a icônica cantora de jazz. O filme retrata a vida tumultuada e a carreira musical de Holiday, desde sua infância difícil até sua ascensão à fama e seus problemas com drogas, que culminaram em seu falecimento prematuro.
Velvet Mood (Billie Holiday), lançado em 1956:
Uma Cabana no Céu (Cabin in The Sky – 1943)
Esta pérola do diretor Vincente Minnelli narra a história de Little Joe, um jogador compulsivo que falece em uma briga e é enviado ao purgatório, recebendo uma segunda chance para mudar de vida e se redimir com sua esposa, Petunia. Ele é secretamente guiado por um anjo para abandonar seus hábitos indolentes e se tornar um marido trabalhador e amoroso.
Stan Getz – At The Shrine, lançado em 1955:
Alta Sociedade (High Society – 1956)
C.K. Dexter-Haven, um músico de jazz popular e bem-sucedido, mora em uma mansão perto da propriedade da família de sua ex-esposa, Tracy Lord. Ela está prestes a se casar com um homem mais insosso e seguro do que Dex, que tenta reconquistar o coração de Tracy.
Bird at St. Nick’s (Charlie Parker), lançado em 1950:
Mais e Melhores Blues (Mo’ Better Blues – 1990)
Um trompetista e sua banda de jazz fazem muito sucesso na noite do Harlem. Aos poucos, os conflitos com um saxofonista invejoso, a hesitação entre o amor de duas mulheres e o vício em jogo do amigo e empresário o ajudam a sabotar tudo que construiu.
Ellington at Newport (Duke Ellington), lançado em 1956:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…