ANTES DE ACOMPANHAR A PARTE FINAL DESTE ESPECIAL, LEIA AS LISTAS ANTERIORES CLICANDO AQUI E AQUI.
Eu sou apaixonado por jazz, comecei a escutar na mesma época em que estudava tudo sobre ópera.
Não preciso dizer que este gosto musical prejudicou muito minha vida social na época da escola, eu era o menino esquisito magricela de óculos que só pensava em filmes antigos, música “de velho” e livros de sebo. O que eu não imaginava era que o mundo entraria em um processo devastador de infantilização, e que, hoje, aos 41 anos de idade, eu continuaria sendo o esquisito…
Eu selecionei algumas pérolas do cinema (excluindo documentários) que abordam o jazz, e, para enriquecer a matéria, inseri, entre um filme e outro, links para discos que amo, alguns muito celebrados, outros injustamente pouco lembrados.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
Tempestade de Ritmo (Stormy Weather – 1943)
O musical conta a história de Bill Williamson, um dançarino talentoso, e Selina Rogers, uma cantora popular, através de uma série de flashbacks. Bill, que retorna de casa após servir na Primeira Guerra Mundial, encontra-se com Selina, com quem cria uma relação e busca sucesso artístico.
A Handful of Fats (Fats Waller), lançado em 2004:
Kansas City (1996)
Em 1930, uma mulher desesperada arquiteta o plano ousado de sequestrar a esposa de um político influente para chantageá-lo e livrar seu marido bandido das mãos de Seldom Seen, o famigerado chefe do crime da cidade de Kansas.
Ella and Chick Webb: 1937 – 1939 (Ella Fitzgerald e Chick Webb), lançado em 1958:
O Ocaso de Uma Estrela (Lady Sings The Blues – 1972)
O filme biográfico-musical conta a história de Billie Holiday (Diana Ross), a icônica cantora de jazz. O filme retrata a vida tumultuada e a carreira musical de Holiday, desde sua infância difícil até sua ascensão à fama e seus problemas com drogas, que culminaram em seu falecimento prematuro.
Velvet Mood (Billie Holiday), lançado em 1956:
Uma Cabana no Céu (Cabin in The Sky – 1943)
Esta pérola do diretor Vincente Minnelli narra a história de Little Joe, um jogador compulsivo que falece em uma briga e é enviado ao purgatório, recebendo uma segunda chance para mudar de vida e se redimir com sua esposa, Petunia. Ele é secretamente guiado por um anjo para abandonar seus hábitos indolentes e se tornar um marido trabalhador e amoroso.
Stan Getz – At The Shrine, lançado em 1955:
Alta Sociedade (High Society – 1956)
C.K. Dexter-Haven, um músico de jazz popular e bem-sucedido, mora em uma mansão perto da propriedade da família de sua ex-esposa, Tracy Lord. Ela está prestes a se casar com um homem mais insosso e seguro do que Dex, que tenta reconquistar o coração de Tracy.
Bird at St. Nick’s (Charlie Parker), lançado em 1950:
Mais e Melhores Blues (Mo’ Better Blues – 1990)
Um trompetista e sua banda de jazz fazem muito sucesso na noite do Harlem. Aos poucos, os conflitos com um saxofonista invejoso, a hesitação entre o amor de duas mulheres e o vício em jogo do amigo e empresário o ajudam a sabotar tudo que construiu.
Ellington at Newport (Duke Ellington), lançado em 1956: