LEIA A LISTA ANTERIOR CLICANDO AQUI.
Eu sou apaixonado por jazz, comecei a escutar na mesma época em que estudava tudo sobre ópera.
Não preciso dizer que este gosto musical prejudicou muito minha vida social na época da escola, eu era o menino esquisito magricela de óculos que só pensava em filmes antigos, música “de velho” e livros de sebo. O que eu não imaginava era que o mundo entraria em um processo devastador de infantilização, e que, hoje, aos 41 anos de idade, eu continuaria sendo o esquisito…
Eu selecionei algumas pérolas do cinema (excluindo documentários) que abordam o jazz, e, para enriquecer a matéria, inseri, entre um filme e outro, links para discos que amo, alguns muito celebrados, outros injustamente pouco lembrados.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
Um Homem Chamado Adam (A Man Called Adam – 1966)
O filme conta a história de um músico de jazz autodestrutivo, interpretado por Sammy Davis Jr., e seus relacionamentos tumultuados com as pessoas em sua vida.
Somethin’ Else (Cannonball Adderley), lançado em 1958:
O Rei do Ritmo (The Gene Krupa Story – 1959)
O baterista de jazz Gene Krupa, desde sua juventude, queria tocar bateria, mas seu pai queria que ele fosse um padre. Mais velho, Gene entra numa banda de um amigo, mas as coisas não dão certo e ele enfrenta sua realidade, tocando em bares locais.
John Coltrane and Johnny Hartman, lançado em 1963:
Êxito Fugaz (Young Man With a Horn – 1950)
Rick Martin é um jovem sem rumo na vida, até descobrir seu talento como trompetista. O ícone Art Hazzard decide ser seu mentor, e então Martin se torna obcecado pelo jazz e o coloca acima de tudo. Logo ele passa a tocar nos bares mais badalados, mas sua paixão e teimosia entram em conflito, o que o afasta de algumas pessoas.
Ellington Indigos (Duke Ellington), lançado em 1958:
Susie e os Baker Boys (The Fabulous Baker Boys – 1989)
Os irmãos Frank (Beau Bridges) e Jack Baker (Jeff Bridges) se apresentam juntos em um pequeno porém bem-sucedido número de piano, mas a falta de ambição os prejudica. Eles começam a perder shows e acabam relegados a lugares de terceira categoria. Na tentativa de dar vida nova às apresentações, os irmãos recrutam a bela Susie Diamond (Michelle Pfeiffer). O novo grupo faz sucesso, mas uma crescente atração entre Susie e Jack ameaça a estabilidade do trio.
Ballads (John Coltrane Quartet), lançado em 1963:
A Música Irresistível de Benny Goodman (The Benny Goodman Story – 1956)
A história segue o músico inovador desde a sua infância em Chicago até seu show histórico no Carnegie Hall, em 1938. O jovem Benny Goodman aprende clarinete com um professor de música. Ele é aconselhado a tocar o tipo de música que mais gosta, mas, para sobreviver, Benny começa juntando-se à uma banda itinerante.
Together Again! (The Benny Goodman Quartet), lançado em 1964:
Música e Lágrimas (The Glenn Miller Story – 1954)
O famoso artista Glenn Miller (James Stewart) começa cedo a escrever sua história. Nos anos 30, ele entra nos negócios musicais e enfrenta algumas dificuldades iniciais como o fracasso de sua primeira banda de estrada. No entanto, ele não desiste e, mais tarde, casa-se com Helen Burger (June Allyson), que o acompanhará na sua trilha para o sucesso.
High-Flying (Hiromasa Suzuki), lançado em 1976: