O conjunto de obra do saudoso diretor britânico Ken Russell é acima da média, mas selecionei 6 trabalhos que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público. Ele se tornou reconhecido mundialmente por seu estilo corajoso, provocador, sempre desafiando as expectativas do público.
Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.
Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, todos foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.
Vale ressaltar que os títulos não estão listados em ordem de preferência.
VIAGENS ALUCINANTES (Altered States – 1980)
Respeitado cientista e professor de psicologia Edward Jessup (William Hurt) decide combinar suas experiências em tanques de privação sensorial, com poderosas drogas alucinógenas, convencido de que isto poderá ajudar a desbloquear diferentes estados de consciência. As experiências são um sucesso no início, mas quando Jessup continua seu trabalho começa a experimentar alteração do estado mental e também físico.
MAHLER – UMA PAIXÃO VIOLENTA (Mahler – 1974)
O compositor Gustav Mahler (Robert Powell) relembra sua vida e o delicado dilema de ser judeu no clima antissemita da Viena do século 19. Ele se converte ao cristianismo, o que não afeta sua música, mas afeta seu bem-estar físico e psicológico.
GOTHIC (1986)
Histórias de fantasmas são contadas em uma noite chuvosa na propriedade rural do louco Lord Byron. Horrores pessoais são revelados e a loucura da noite vai da fantasia ao pesadelo mais feroz.
OS DEMÔNIOS (The Devils – 1971)
O Cardeal Richelieu e sua comitiva ávida por poder buscam tomar o controle da França do século XVII, mas antes precisam eliminar o Padre Grandier. Eles buscam destruí-lo, transformando-o em um bruxo que controla um convento possuído pelo demônio.
DELÍRIO DE AMOR (The Music Lovers – 1971)
Inseguro emocionalmente e depressivo, o professor de piano Peter Ilych Tchaikovsky (Richard Chamberlain) batalha para que sua música seja aceita. O apoio de uma rica viúva lhe dá o suporte artístico que ele precisa.
TOMMY (1975)
Um menino criado no período do pós-guerra na Inglaterra desenvolve surdez e cegueira psicológicas, devido a experiências traumáticas na infância. Habilidoso nos jogos, ganha fama como campeão de fliperama, tornando-se ídolo nacional.