O saudoso norte-americano Basil Poledouris faz parte do panteão de deuses da composição musical cinematográfica, o seu estilo marcante encaixava perfeitamente em histórias épicas, protagonizada por personagens corajosos, mas ele também sabia extrair uma beleza transcendental de tramas delicadas.

A sua arte faz parte da minha vida desde a infância, a trilha de “Conan – O Bárbaro” não saía do aparelho, lembro até hoje da briga que foi na loja para fazer minha mãe entender que valia a pena comprar o CD.

Eu selecionei 13 pérolas de seu repertório que evidenciam o brilhantismo com que captava a essência dos argumentos, a sua forte assinatura, além de sua incrível versatilidade.

devotudoaocinema.com.br - As 13 MELHORES trilhas sonoras na carreira do compositor BASIL POLEDOURIS

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência. A intenção é criar uma boa experiência sonora.

Os Miseráveis (Les Misérables – 1998)

Após cumprir uma longa pena de prisão, Jean Valjean (Liam Neeson) transforma sua vida ao testemunhar um ato de bondade e se torna prefeito de uma cidade francesa. Um policial, Javert (Geoffrey Rush), que foi guarda da prisão durante o período em que Valjean esteve encarcerado, tem espírito de vingança e tenta denunciar o prefeito como criminoso, apesar de não ter provas contra ele. A história de rivalidade entre os dois atravessa décadas e tem como cenário a sociedade pós-revolução francesa.

Free Willy (1993)

Jesse é um jovem que ficou órfão muito cedo. Morando na rua, ele vandaliza um parque temático e é colocado em casa de pais adotivos, além de trabalhar no parque para fazer a reparação. Lá, ele conhece Willy, uma jovem orca que foi separada de sua família. Eles formam um vínculo e, com a ajuda do gentil treinador Rae Lindley, desenvolvem uma rotina de truques. No entanto, o ganancioso dono do parque logo percebe o talento do menino com o animal e faz planos para lucrar com a amizade deles.

Amargo Reencontro (Big Wednesday – 1978)

O filme acompanha a vida de três amigos surfistas da Califórnia – Matt Johnson, Jack Barlow e Leroy Smith – desde a juventude despreocupada nos anos 60 até a idade adulta, marcada pelo impacto da Guerra do Vietnã, e um posterior reencontro.

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon – 1980)

Duas crianças e o cozinheiro de um navio vão parar em uma ilha deserta do Pacífico após um naufrágio. O cozinheiro falece, deixando o menino Richard e a menina Emmeline sozinhos. Isolados do mundo, eles crescem e descobrem o amor.

Conquista Sangrenta (Flesh + Blood – 1985)

Um bando de mercenários medievais busca vingança contra nobre que decide não pagá-los depois que o ajudam a retomar seu castelo. Eles atacam a caravana em que o nobre viaja, roubando o que podem e capturando a noiva do filho dele.

Amanhecer Violento (Red Dawn – 1984)

Um grupo de alunos adolescentes de uma escola de ensino médio de uma pequena cidade do estado de Colorado, que é tomada por soldados soviéticos, se refugiam em uma floresta e, lentamente, vão se organizando como guerrilheiros para enfrentar as tropas soviéticas.

Águia de Aço (Iron Eagle – 1986)

Avião da Força Aérea americana é abatido no Oriente Médio e piloto é tomado como refém e condenado à pena de morte por espionagem. Seu filho e um piloto aposentado roubam dois jatos e vão resgatá-lo antes que seja enforcado.

A Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October – 1990)

O ano é 1984. O alto comando soviético acredita na possibilidade de deserção quando o capitão Markus Ramius, o comandante do Outubro Vermelho, o mais moderno submarino russo, desobedece ordens superiores e navega em direção à América. Outros submarinos soviéticos recebem ordem de afundar o Outubro Vermelho e os americanos decidem fazer o mesmo, temendo que seu território esteja ameaçado. Até que Jack Ryan, um agente da CIA que admira Markus Ramius, tenta impedir este ataque ao submarino.

Robocop – O Policial do Futuro (Robocop – 1987)

Policial eliminado em combate é transformado em ciborgue ultrassofisticado por cientistas da empresa que controla a força policial de Detroit. Apesar da memória apagada, lembranças persistentes o levam a buscar vingança.

Tropas Estelares (Starship Troopers – 1997)

Em um futuro distante, a Terra está em guerra contra uma raça de insetos gigantes alienígenas. Pouco se sabe sobre eles, exceto que têm a intenção de eliminar toda forma de vida humana. Mas houve um tempo, antes da guerra, em que a Infantaria Móvel viajava para planetas distantes a fim de combater os insetos, inimigos implacáveis, com apenas uma missão: garantir a sobrevivência de sua espécie a qualquer custo.

Contratado Para Matar (Quigley Down Under – 1990)

Ao chegar à Austrália sem nada além de uma sela e um armado rifle, o atirador Matthew Quigley acha que foi contratado para matar cães selvagens. Mas quando percebe que sua verdadeira missão é eliminar os aborígines das terras de um rico barão do gado, recusa o trabalho e passa de caçador a caçado.

Os Pistoleiros do Oeste (Lonesome Dove – 1989)

A minissérie que adapta o livro de Larry McMurtry narra a jornada épica de dois ex-Texas Rangers, Augustus McCrae e Woodrow F. Call, em uma aventura de condução de gado do Texas para Montana.

Conan – O Bárbaro (Conan the Barbarian – 1982)

Para vingar a eliminação de seus pais, Conan (Arnold Schwarzenegger) enfrenta um perigoso feiticeiro em busca da liga de aço, que fará com que sua espada se torne invencível. Criado em um campo de escravos, ele desenvolve uma enorme força física e se torna um gladiador.

Como considero este o melhor trabalho na carreira do compositor, preparei uma seleção especial de temas na trilha.

Main Theme / Anvil of Crom:

Riddle of Steel / Riders of Doom:

Theology / Civilization:

Love Theme (Wifeing):

Battle of The Mounds – Part 1:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui