Ser escritor no Brasil é sofrer, não há ambiente intelectual saudável que estimule, não há expectativa de lucro minimamente recompensador, o esforço é verdadeiramente heroico.
Neste meu quarto livro, que está sendo lançado pela editora Estrada de Papel, do grande jornalista Saulo Adami, abordo a complicada relação do brasileiro com a cultura, “8 Passos Para a Reconstrução da Esperança” é meu primeiro trabalho de não ficção, um ensaio filosófico em que proponho mudanças de atitude que considero fundamentais na formação de um país mais digno.

Grato, desde já, pela gentil atenção e pelo carinho com o meu trabalho.
Texto da contracapa, escrito por Saulo Adami:
“O escritor e cineasta Octavio Caruso faz uma ampla e sincera reflexão sobre o momento atual, tanto no Brasil quanto nos demais países da Terra. Aborda a complicada relação do povo brasileiro com a cultura. Ataca sem dó as novas realidades, falando que sente saudade daquele mundo no qual cresceu. Aquele que já morreu e está enterrado. E faz a mais importante das perguntas: “E agora? Como reconstruir a esperança?”
Neste que é seu quarto livro, Caruso nos apresenta 8 passos para a reconstrução da esperança, livro que analisa os dois mundos: aquele no qual o autor cresceu e aquele no qual vive hoje em dia. O que permite aos leitores refletir sobre este mundo distante, no qual viver era uma aventura muito mais exigente e ao mesmo tempo uma experiência muito mais enriquecedora do que o mundo de hoje – pleno de superficialidades e futilidades infinitas – nos oferece.”
***
- ADQUIRA COMIGO O LIVRO COM DEDICATÓRIA ESPECIAL:
Entre em contato pelo e-mail: [email protected]
- ADQUIRA A VERSÃO DIGITAL DO LIVRO NA AMAZON KINDLE:
Clique AQUI para ser redirecionado para a página do livro na Amazon. Se você for assinante da Kindle Unlimited, pode ler a obra gratuitamente.
***
RESENHA do livro, escrita pelo professor Guilherme Mossini Mendel, do Rio Grande do Sul:
“… Concluo, afirmando que este foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vasta experiência como leitor, pois não só encontrei em suas páginas, quase em sua totalidade, ideias com as quais me identifico, como também desfrutei de um título escrito com paixão, primor, verdade e as considerações de alguém que sabe realmente do que está falando. Octavio mostrou-se um sensível observador daquilo e daqueles que o cercam, assim como, há tempos, revela-se um verdadeiro protagonista da nossa sociedade, a quem devemos maior atenção. E espero, sinceramente, que isso aconteça…”
Clique AQUI para ler a resenha completa no blog do professor.
***
Minibiografia do autor:
Octavio Caruso nasceu em 5 de novembro de 1983, no Rio de Janeiro. Escritor, crítico de cinema, ator, produtor, roteirista e cineasta independente, lançou até o momento quatro livros e sete curtas-metragens.
Como cineasta, produziu “Übermensch” (2015), “Teresa” (2015), “Nocebo” (2016), “Se” (2017), “Sacrifício” (2018), “Cinéfilo” (2019) e “Verdade?” (2022), dirigindo grandes nomes da história do cinema brasileiro, como Monique Lafond, Sonia Clara, Vera Vianna, Nadia Lippi e Zaira Zambelli. A sua arte foi aplaudida em respeitados festivais brasileiros e portugueses, como o FESTin (Lisboa), Figueira Film Art (Figueira da Foz), Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, Cine Amazônia e Festival Cultural Mondo Estronho.
Como crítico, iniciou em 2008, passou por vários veículos importantes, como o Jornal do Brasil e o site Cinema, escreveu textos para catálogos de mostras e aberturas de premiações na área, mas atua profissionalmente hoje de forma independente, publicando seus textos no blog: “Devo Tudo ao Cinema”.
Como ator, iniciou nos palcos em 2002, participou de peças como “Não Pensa Muito Que Dói” e “Eu Sei Que Vou Te Amar”, além de escrever, dirigir e atuar em “O Júri” (2010), baseado no clássico filme “12 Homens e Uma Sentença”, de Sidney Lumet.
Como escritor, lançou “Devo Tudo ao Cinema” (2013), “A Arte do Guerreiro Lúcido” (2017), “Aos Lúcidos, caso ainda haja algum por aí…” (2023) e “8 Passos Para a Reconstrução da Esperança” (2025).

