Billy Jack (1971)

Tom Laughlin interpreta o personagem-título, um descendente dos índios americanos e ex-Boina Verde voltando a viver na solidão em uma reserva no Arizona. Neste momento um grupo de estudantes enfrenta a intolerância racial da comunidade local. Transformado em um protetor da escola, Billy Jack não tem outra escolha a não ser fazer justiça com as próprias mãos.

Em um esforço hercúleo do astro Tom Laughlin, que protagonizou, produziu, roteirizou, dirigiu e financiou sua projeção nos cinemas, este projeto de seus sonhos tornou-se um objeto de culto na década de setenta, mas hoje são poucos os que se recordam dele. Como praticante de Hapkido (técnica que envolve, além do uso de bastões e leques, a utilização de pontos do corpo, que quando pressionados, imobilizam o oponente), Laughlin intencionava disseminar em sua cultura esta arte.

A trama é simples e um tanto quanto datada, colocando em confronto o conceito hippie da época (a escola incentivava as crianças a serem livres, pintando, andando a cavalo e encenando peças teatrais) e o sistema policial opressor. As cenas de luta, coreografadas pelo mestre Bong Soo Han, impressionam na utilização realista dos chutes, inclusive um que realmente se choca com o rosto do oponente.

O melhor momento continua sendo o desfecho, que não envolve uma coreografia de artes marciais, mas funciona emocionalmente, com a ajuda da ótima canção-tema: “One Tin Soldier”, como um encerramento coerente para o arco narrativo do protagonista.

Após ser levado ao seu limite, o obstinado “soldado de lata” recebe o apoio dos únicos seres por quem devotou sua existência. Neste mundo de valores invertidos, como diz o refrão da música: “Vá em frente e odeie seu vizinho, minta para seu amigo, mas faça em nome de Deus, pois assim poderá se justificar ao final.”



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui