A filha do diretor François Truffaut, um dos pais da Nouvelle Vague, me deu a honra de entrevistá-la, abordando o legado artístico daquele que foi uma das minhas maiores inspirações nessa paixão pela Sétima Arte. Extremamente carinhosa e atenciosa, ela até enviou, como presente, a foto abaixo, que utilizo para emoldurar a postagem. Merci Laura.

devotudoaocinema.com.br - Entrevista exclusiva com Laura, filha do inesquecível cineasta FRANÇOIS TRUFFAUT

O – Laura, em meu livro “Devo Tudo ao Cinema”, eu escrevo sobre como Truffaut foi uma grande inspiração e me ensinou a resistir, enquanto criança excessivamente tímida, desde quando li a respeito dele, adolescente, pegando os cartazes dos filmes nos cinemas. O protagonista do livro se chama Antonio, numa homenagem ao Antoine Doinel, alterego de seu pai. Eu estava tentando me destacar como indivíduo naquele ambiente padronizado, o que me levou a colar cartazes de cinema por todas as paredes do meu quarto. Anos mais tarde, já como crítico de cinema, seu pai foi minha maior inspiração profissional, pela coragem com que ele, como crítico, confrontou o comodismo do cinema que era realizado na França. Você acha que ele tinha noção de sua própria importância, não apenas como artista, mas por suas condutas pessoais? Ele ficaria surpreso com o impacto de seu trabalho, ainda hoje, em cinéfilos e críticos do mundo todo?

L – Eu sinceramente acho que ele não pensava nisso, toda sua energia era focada em seu trabalho. Mas com certeza ele ficaria feliz ao saber que alguns de seus filmes que foram tidos como fracassos na época, como “Duas Inglesas e o Amor” e “Atirem no Pianista”, são agora bastante apreciados.

O– Você afirmou uma vez que “A Noiva Estava de Preto” havia sido a primeira vez em que você, conscientemente, aos oito anos de idade, acompanhou o processo de produção e assistiu quando foi lançado. Como você analisa a obra hoje?

L – A última vez que assisti na tela grande foi uns dois anos atrás. Fiquei impressionada com a forma fluida que as diferentes partes, uma para cada homem assassinado pela personagem de Jeanne Moreau, se relacionam. É um filme de ritmo acelerado. A protagonista é estruturalmente difícil, quase não é humana, exceto por uma ou duas cenas em que é permitida a ela uma maior complexidade psicológica. Já os personagens masculinos são todos bem humanos, de uma forma que seus papéis são mais desenvolvidos, ainda que possuam menos cenas que ela. Eu gosto muito do súbito desfecho na prisão.

devotudoaocinema.com.br - Entrevista exclusiva com Laura, filha do inesquecível cineasta FRANÇOIS TRUFFAUT

O– Você possui lembranças de infância ao lado de seu pai na Cinemateca? Você, conscientemente, sente que a paixão dele por aquele local causou impacto emocional na jovem menina de outrora?

L – Meu pai me levava na Cinemateca de vez em quando. Eu devia ter por volta de quatro, cinco anos, na primeira vez. Fomos ver um filme do Chaplin: “Carlitos nas Trincheiras”. Lembro que fiquei aterrorizada e tivemos que sair antes do final da projeção. Depois, ele me levou para ver “O Romance de um Trapaceiro” (de Sacha Guitry), que eu amei. Eu costumava ir muito lá sozinha. Mas nós assistíamos juntos muitos filmes em outros cinemas. A Cinemateca era especial porque todos na plateia compartilhavam a mesma devoção pelo cinema.

O– Como era a relação de seu pai com seus admiradores? Gostava do assédio, de ser abordado? O que ele pensava sobre seus fãs?

L – Como diretor, meu pai não era sempre reconhecido em público. Isto mudou no final dos anos setenta, talvez porque havia mais daqueles programas de entrevistas na televisão. Caso ele estivesse trabalhando em público, por exemplo, filmando uma cena na rua, ele não gostava de interrupções, claro. Ele não pensava muito nesse aspecto da carreira, não frequentava festas, ele era bem caseiro. Mas havia alguns admiradores com quem ele mantinha contato frequente através de cartas, alguns deles se tornaram roteiristas e cineastas.

devotudoaocinema.com.br - Entrevista exclusiva com Laura, filha do inesquecível cineasta FRANÇOIS TRUFFAUT

O– Eu acredito que a música era um fator importante em sua mente criativa. Que tipo de música ele escutava em casa?

L – A música era muito importante pra ele, mas ele não escutava muito. Algumas clássicas, como Haydn e Mozart, mas nunca ópera ou jazz. Alguns cantores franceses. Charles Trenet, muito famoso a partir da década de trinta, era seu favorito por causa das letras quase surrealistas. Ele sabia as letras de todas as canções dele. Costumávamos escutar juntos por várias vezes a trilha sonora de “Os Guarda-Chuvas do Amor”, assim como as trilhas de outros musicais de Jacques Demy.

O– Como era a relação de seu pai com as cores no cinema? Eu tenho a impressão de que ele não apreciava muito esse recurso. Ele se sentia mais confortável filmando em preto e branco?

L – Excelente pergunta. Os primeiros filmes dele eram em preto e branco por escolha, mas também por questões financeiras. Depois, os filmes realmente precisavam ser feitos em cores para que pudessem ser comprados e apresentados pelas redes de televisão. Ele tinha muitas teorias sobre o que deveria ser evitado em filmes coloridos, especialmente aqueles de época (como “A História de Adèle H.”, “As Duas Inglesas e o Amor” e “O Quarto Verde”). Ele acreditava que o público não deveria ver muito o céu, especialmente na luz do dia, em filmes coloridos. A preocupação dele era que um céu ensolarado fizesse o filme ficar com um ar de documentário.

Ele trabalhou com precisão essas teorias com seus diretores de fotografia, especialmente Nestor Almendros, para escolher uma paleta de cores para certos filmes. Ele ficou muito feliz quando Martin Scorsese fez “Touro Indomável” em preto e branco, assim como Woody Allen fez a mesma escolha em “Manhattan”, no final da década de setenta, início dos anos oitenta. O sucesso desses filmes mostrou que ainda havia um público considerável para o preto e branco, o que possibilitou ele fazer “De Repente, num Domingo” em preto e branco. Mas isso não significava que ele não queria experimentar a cor em seus outros filmes.

O – Os filmes dele, diferentes dos de Godard, por exemplo, eram sentimentais e tinham um apelo universal. “O Quarto Verde”, “O Garoto Selvagem” e aqueles com o personagem Doinel, por exemplo, demonstravam interesse em despertar uma identificação emocional no público. Ele se expunha demais nesses projetos. Como ator, esse aspecto ficava ainda mais evidente. Não havia técnica, método de atuação, apenas coração, paixão. Qual era a visão dele para essas incursões na frente da câmera?

L – Você está certo, não havia método de atuação. Para “O Garoto Selvagem”, ele sabia que queria que o público focasse a atenção na criança, não no médico. Ele sentia que o personagem do médico não era plenamente desenvolvido para um ator profissional. Ele também não queria mostrar para algum ator os gestuais que o ator então mostraria para a criança em cada cena etc. Ele não queria nenhuma interferência entre a criança e ele próprio, de certa forma.

Para “O Quarto Verde”, não sei exatamente o que o fez decidir interpretar o personagem. Nós nunca discutimos sobre isso. Ele provavelmente poderia ter escalado Charles Denner, o protagonista de “O Homem que Amava as Mulheres”, feito pouco antes. Entre esses dois filmes, ele trabalhou como ator apenas para Spielberg em “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, pois ele queria entender melhor a experiência de ser um ator sendo dirigido por outra pessoa.

Quando ele não atuava em seus próprios filmes, ele costumava selecionar atores que se aproximavam dele na altura, como Jean-Pierre Léaud, Charles Denner e Jean-Louis Trintignant.

devotudoaocinema.com.br - Entrevista exclusiva com Laura, filha do inesquecível cineasta FRANÇOIS TRUFFAUT

O– O seu pai tinha alguma mania ou método peculiar durante a preparação e a filmagem de seus projetos?

L – Acho que ele não tinha nenhuma mania específica. Ele era muito focado, mas também conduzia em paralelo sua pequena produtora, então ele estava sempre trabalhando e marcando presença no escritório, exceto quando estava filmando em locações fora de Paris.

O– Em sua opinião, qual seria a relação de seu pai com o cinema digital? Ele abraçaria a nova tecnologia? Qual acredita que seria a opinião dele sobre o tipo de cinema que é realizado hoje?

L – Eu acredito que ele teria sentido saudade da película. Eu não acho que ele gostaria de saber que as pessoas agora assistem aos filmes nas pequenas telas de seus celulares. Mas ele gostava bastante de seu aparelho de televisão e ficou muito empolgado quando os primeiros videocassetes foram inventados.

O– Os meus filmes favoritos dele são “A Noite Americana”,A Mulher do Lado, “Os Incompreendidos” e “O Quarto Verde”. Eu imagino que os seus favoritos variem com o tempo, mas quais seriam os selecionados hoje? Qual o filme dele que você revisita com maior frequência? E quais são seus favoritos dentre aqueles não dirigidos por ele?

L – Meus favoritos sempre mudam. Hoje em dia eu selecionaria “O Garoto Selvagem”, “Atirem no Pianista” e “Beijos Proibidos”. Daqui a cinco anos, possivelmente escolherei outros. Agora, com filmes em geral, seria uma lista imensa: “Tristana” (Buñuel), “Annie Hall” (Allen), “Soberba” (Welles), “Ninotchka”, “Quem é o Infiel?” (Mankiewicz), “Amores Parisienses”, “Fanny e Alexander” (Bergman), “O Rio Sagrado” (Renoir), “Os Excêntricos Tenenbaums” (Wes Anderson), “Os Guarda-Chuvas do Amor”, “Cantando na Chuva”, “Tudo Sobre Minha Mãe” (Almodóvar), entre muitos outros.

O – Você poderia deixar uma mensagem para os cinéfilos brasileiros que, assim como eu, amam o trabalho de seu pai?

L – Grata pelo carinho, Caruso. É maravilhoso saber que meu pai, François Truffaut, ainda é lembrado por cinéfilos no Brasil. Ele costumava me falar com carinho sobre as viagens dele para aí, especialmente no período que visitou ao lado da minha mãe, na época da estreia de “Jules e Jim”. A nação o impressionou bastante.

devotudoaocinema.com.br - Entrevista exclusiva com Laura, filha do inesquecível cineasta FRANÇOIS TRUFFAUT



Viva você também este sonho...

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente , poder fazer perguntas inteligentes e obter respostas nítidas e diretas, como se estivessem conversando na mesa de um Bar. Laura Truffaut foi muito delicada em te conceder esta entrevista bem esclarecedora para nós , fãs do pai dela.
    Parabéns pelo Blog e por essa ótima entrevista!

  2. Octavio,parabéns pela entrevista!Coincidentemente,no site "O Melhor da Telona" fizeram um "Festival Truffaut".Baixei e assisti a diversos filmes."Duas inglesas e o amor",citado na entrevista,é muito bonito,delicado,gostei bastante.Também gostei de "O último metrô",com Catherine Deneuve e G.Depardieu e "De repente,num domingo",filmado em preto e branco,um certo clima Noir,com a belíssima Fanny Ardant e Jean-Louis Trintignant.Confesso que só havia assistido,até agora,"A história de Adèle H".Agora,virei fã do cineasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui