Eu consigo me lembrar da reação que tive ao ver pela primeira vez “O Retorno de Jedi”, aos sete anos, num VHS gravado de uma exibição na televisão. Não sabia nada sobre o filme. Foi uma reação de estranheza, já que parecia um show dos Muppets, com aquele adulto vestido de cachorro, mas o tom era sombrio demais. Eu tinha pesadelos com a imagem do Imperador, muito mais amedrontador que Darth Vader, que eu achava parecido com o vilão do Jaspion.

Meu pai foi o responsável pela minha irreversível iniciação nos caminhos da Força, comprando, no distante ano de 1995, o box em VHS da trilogia, ainda intocada pelo seu criador. Somente aos dez anos é que fui ver pela primeira vez o original e sua celebrada sequência, entendendo então a complexidade da saga de George Lucas.

Eu via inúmeras vezes umas curtas entrevistas com ele, conduzidas pelo crítico americano Leonard Maltin, que iniciavam cada fita, pensando que eu adoraria ter aquela profissão, estar envolvido naquele mundo mágico de sonhos. Naquele ano eu me tornei um fã da
saga, mas eu lembro que não tinha tanta coisa no mercado sobre os filmes, como bonecos, revistas em quadrinhos e álbuns de figurinhas. E eu já achava que estava bom demais, pois com minha imaginação, os bonecos dos “Comandos em Ação” se tornavam os heróis da Aliança Rebelde.

Imaginem minha angústia quando, no final do mesmo ano, passeando em uma livraria com minha mãe, encontrei um exemplar de “Guerra nas Estrelas – A Última Ordem”, de Timothy Zahn, uma bíblia pesada com uma bela capa, os desenhos de Han Solo, Leia, Luke Skywalker e uma personagem que eu não conhecia. Eu não acreditei quando vi aquilo, o mercado naquela época não era tão generoso para os nerds. Lendo a contracapa, descobri que se tratava de uma trilogia, eu estava fadado a seguir em meu carma de iniciar pelo capítulo final.

O livro era caro, tive que implorar pra minha mãe comprar, mas valeu o esforço. Numa época sem internet, tive que caçar informações sobre aquele produto. Cheguei a pensar que se tratava de uma novelização de algum novo filme que estavam produzindo. Meses depois de finalizar a leitura, descobri que era praticamente impossível encontrar os outros dois volumes, acabei desistindo. Após um ano e meio sem novidades sobre a saga, achei que nada iria me surpreender.

Em 1997, com doze anos, vivi uma experiência que se recusa a sair de minha mente. Após descobrir por anúncios nos intervalos televisivos que a trilogia seria relançada nos cinemas, estava eu com meus pais no cinema do shopping center, o que era uma novidade para mim, já que estava acostumado com os de rua, sem conseguir conter a ansiedade. Eu me lembro de ficar pulando de felicidade quando vi na banca de jornal, que ficava no mesmo andar das salas, uma edição enorme da Revista SET, especial sobre aquele relançamento, mostrando as modificações.

Eu devorei a revista na longa fila de entrada, feliz com as insinuações de que haveria uma nova trilogia em breve. Era Natal fora de hora, foi uma das tardes mais felizes da minha infância. Escutar a trilha de John Williams na tela escura, ver a grandiosidade daqueles personagens que cabiam com dificuldade na minha televisão de quatorze polegadas. Eu adorei as modificações dessa “Special Edition”, não sou da turma dos revoltados. Tenho ressalvas sobre algumas realizadas, vários anos depois, para os lançamentos em DVD, mas nada grave.

Vivi intensamente o lançamento de cada novo episódio das prequels, acompanhando as notícias com mais tranquilidade nesse mundo maravilhoso da internet, acreditando que seria minha despedida daquela lembrança tão bacana da minha infância. Vi o “Episódio 3” umas cinco vezes no cinema, com a mesma bonita melancolia do Andy ao se despedir dos
seus bonecos ao final de “Toy Story 3”. Era mais que o desfecho de uma trilogia, simbolizava um aceno nostálgico para aquele garoto que fui outrora, numa realidade lúdica sem tantas dificuldades.

Agora, já com mais de trinta anos, estou tendo a sorte de poder viver novamente o fascínio da ansiedade por uma nova trilogia, com a presença daquele elenco original que foi o responsável pela conexão emocional dos fãs com o projeto. O novo episódio, intitulado
“O Despertar da Força”, já está sendo vendido pelo ator Anthony Daniels, que faz C3PO, como a melhor sequência da saga. Torço para que o diretor J.J. Abrams capte a essência e acerte a mão.

O que era sonho outrora, quando me via no lugar do Leonard Maltin, hoje é a minha realidade. Vivo o sonho. Já fui como Luke, vivendo uma realidade tremendamente chata e admirando os sóis de Tatooine, imaginando que desafios me esperavam naquelas estrelas.
Aceitei encarar o desconhecido e, tenho certeza, a aventura da vida é espetacular, mesmo sem X-Wings e sabres de luz.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui