Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World – 2015)

Não há computação gráfica que supere o animatrônico artesanal de Stan Winston no original. A equipe de “Jurassic World” tentou até emular limitações dos robôs nas criações digitais, o que não suavizou a aparência artificial das criaturas. Sem o fator de deslumbramento visual, já que os efeitos computadorizados foram banalizados com o tempo, o filme coloca toda a responsabilidade no roteiro e no elenco. E, a despeito de divertir medianamente, o projeto falha terrivelmente nesses dois quesitos.

O conceito da trama, dinossauros como atração de um parque temático, é, em essência, algo que nos remete ao lúdico infantil, mas, como Spielberg nos provou diversas vezes, esta característica não precisa ser sinônimo de tolice.

Após um primeiro ato interessante, o amadorismo do diretor Colin Trevorrow fica latente no ritmo caótico estabelecido, especialmente, no terceiro ato, com soluções para cenas que ultrapassam a tolice, abusando da suspensão de descrença e causando riso involuntário. Com exceção da reutilização pouco original de cenas, com enquadramentos idênticos ao original, senti pouca conexão com a história dos filmes anteriores, sendo praticamente um reboot, uma expansão pouco interessante, ao invés de uma sequência.

devotudoaocinema.com.br - "Jurassic World", de Colin Trevorrow, na NETFLIX

O curioso é que o leitmotiv é contraditório. A fala do cientista: “Ninguém se impressiona mais com um dinossauro”, a ideia de que a magia de outrora havia se tornado atração comum de zoológico, numa crítica válida à crescente valorização da forma em detrimento da substância, está em conflito exatamente com o produto que estamos assistindo, uma carroça bem barulhenta e vazia. E quando o roteiro tenta defender esse leitmotiv nostálgico ao final, de forma bem demagógica, o estrago já havia sido feito, a atitude não condiz com o discurso.

A insegurança com o material é tão grande, que o roteiro preenche cada vírgula na página com uma piadinha, por mais incoerente que soem nas cenas, destruindo, invariavelmente, o senso de perigo de todas as situações. Selecionei alguns exemplos mais graves, como quando uma busca desesperada é interrompida por um interlúdio melodramático, em que a tia, vivida por Bryce Dallas Howard, esquece por longos minutos o perigo que correm seus sobrinhos e chora a morte de um dinossauro, até que, quando relembra, próxima de um desfiladeiro, presume alegremente que eles pularam e estão bem, ainda que desconheça o temperamento das crianças, conduzindo a cena para uma absurda interação engraçadinha com a heroica tira de cartolina defendida por Chris Pratt.

O que dizer então de uma longa cena de morte, teoricamente impactante emocionalmente, filmada como espetáculo do Cirque du Soleil? Aliado ao fato de que, devido ao fraco roteiro, eu não me importava com os personagens e nem lembrava seus nomes após minutos do fim da sessão, a forma como a cena é trabalhada, sem exagero, parece saída de uma paródia clássica dos irmãos Zucker.

Todas as boas ideias estão contidas no primeiro ato. Enquanto a obra original utilizava o contexto fantasioso para trabalhar o tema da paternidade, representado pelo personagem Alan Grant, desta feita, a história reverbera a sociedade egoísta atual, onde os pais compensam a ausência com brinquedos caros, mascarando o desinteresse pelos filhos.

Não é por acaso que a obra inicia com a imagem de um ovo quebrando, um filhote que nasce afastado dos pais, no ambiente artificial do laboratório. E, numa boa sacada, o primeiro ataque, o descontrole, ocorre logo após a bronca que a tia leva da irmã, por estar negligenciando os sobrinhos. Há também espaço para uma subtrama que me fez lembrar os militares de “O Dia dos Mortos”, de George Romero, com a tentativa de controlar/adestrar os velociraptors.

Eu gostei também da forma como o roteiro apresenta o velho T-Rex, com a câmera nos colocando na mesma posição da criança, que está doida para ver, mas não consegue, por causa da multidão de ombros em sua frente. Uma pena que estas ideias não sejam desenvolvidas.

“O Mundo Perdido” era problemático, mas tinha o carisma de Jeff Goldblum; “Jurassic Park 3”, mais problemático ainda, tinha o carisma de Sam Neill. Neste, temos só problemas.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui