Fomos os Sacrificados (They Were Expendable – 1945)

Logo após o ataque a Pearl Harbor, um esquadrão da Marinha é enviado à Península de Bataan, onde tropas japonesas estão prontas para o conflito.

O diretor estava inicialmente relutante em aceitar o projeto, mas, com a insistência do roteirista e amigo Frank Wead, ele foi liberado de seu serviço na guerra, com um acordo que o remuneraria em quantia suficiente para que ele investisse em um centro recreativo, chamado “Field Photo Farm”, para seus colegas que também registravam o conflito, um local que serviria para celebrar os falecidos e promover a amizade dos familiares. O objetivo era tentar atingir um nível de realismo documental nas sequências mais tensas, elemento que engrandece ainda mais o resultado.

devotudoaocinema.com.br - "Fomos os Sacrificados", de John Ford

A mensagem de coragem é óbvia, porém, tratada de forma mais poética que muitos similares do período, com uma estrutura que favorece a imersão do espectador. O interesse do roteiro não se limita às vitórias e derrotas, como a dispensabilidade no título original já insinua, mas sim, com o mesmo carinho, registrar eventos simples e sem relevância à trama principal, desenvolvendo com tranquilidade o relacionamento entre os soldados, facilitando a empatia com esses personagens.

O processo de trabalho com os atores ajudou uma das melhores cenas do filme, uma crítica bem-humorada ao valor dado às medalhas de mérito na hierarquia militar. Ford insistiu, diariamente, para que o ator Marshall Thompson, novato no estúdio MGM, dissesse sua fala, rápida e simples, informando os colegas sobre o recebimento de uma medalha. O resultado foi perfeito, o rapaz, já enfastiado, entrega a fala de forma mecânica, antinatural, exatamente como o diretor queria. O contraste desta intenção com a reação debochada dos soldados, totalmente desinteressados, ignorando o colega, transforma um momento pequeno em verdadeira obra-prima. Como dar importância a algo tão tolo, enquanto a preciosa vida humana é tratada como algo sem importância alguma?

Outra sequência que considero especialmente marcante, o jantar improvisado dos soldados, recepcionando a adorável Donna Reed, que vive uma enfermeira que se apaixona pelo personagem de John Wayne. O generoso uso do silêncio na cena facilita para que o público perceba a emoção tomando conta da jovem, impressionada com o impacto de sua presença naquele pequeno grupo.

Os jovens se tornam crianças com saudade de suas mães, com suas falas agradecidas evidenciando a carência afetiva daqueles pobres iludidos, manipulados pela máquina de propaganda da guerra.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui