Violetas Imperiais (Violetas Imperiales – 1952)

Durante um passeio por Sacromonte, a cantora e cigana Violeta (Carmen Sevilla) lê a mão da bela jovem Eugênia de Montijo (Simone Valère), onde vê que um dia ela se tornará imperatriz. Algum tempo depois, Violeta se muda para Paris, onde se estabelece como criada pessoal de Eugênia, agora imperatriz da França e casada com Napoleão III (Louis Arbessier). Junto a Eugênia, vive seu primo, Don Juan de Ayala (Luis Mariano), um galanteador que, ao se apaixonar por Violeta, resolve conquistar o seu coração de cigana.

Eu conheci o tenor Luis Mariano através da homenagem que ele recebeu no belo filme “O Oitavo Dia”, interpretado por um sósia, com suas músicas emoldurando os sonhos do jovem com síndrome de Down. É muito importante este trabalho de resgate da distribuidora “Classicline”, que me fez ter contato com esta bela opereta, filmada com o limitado processo de cores da Gevacolor, contando com o carisma do protagonista e da belíssima Carmen Sevilla. É interessante perceber a semelhança com o posterior sucesso popular “Sissi”, na visão açucarada e fantasiosa das cortes europeias, um contexto em que as canções, o gênero musical como um todo, nunca soam antinaturais.

A trilha é muito boa, com destaque para “Gitana”, acompanhado pela dança encantadora de Sevilla, e a elaborada sequência de “Milagro de París”. Uma das canções, a principal e mais famosa, “El amor es um ramo de violetas”, composta pelo francês Francis Lopez, poderia tocar várias vezes mais durante o filme e não enjoaria, uma declaração de amor emocionante, e que, em nossos tempos cínicos modernos, faz com que tenhamos vontade de voltar no tempo para esse período de elegância.

Espero que a “Classicline” continue lançando estas produções protagonizadas por Mariano, como “El Cantor de México”, dirigida pelo mesmo austríaco Richard Pottier, uma lacuna que merece ser preenchida em nosso mercado de home video.

* O filme está sendo lançado em DVD pela distribuidora “Classicline”.



Viva você também este sonho...

3 COMENTÁRIOS

    • Olá, Ana!
      Esse DVD acaba de ser lançado pela distribuidora "Classicline". Você encontra em qualquer loja virtual. Digite no google: "Violetas Imperiais DVD comprar", que irá encontrar algumas opções. Espero contar sempre com sua atenção. Bj

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui