1 – As Aventuras de Pi (Life of Pi), de Ang Lee

Pi foi uma criança indiana extremamente curiosa, como todas, disposta a não se contentar com apenas uma explicação para os muitos mistérios da vida. Com sua ingenuidade, aventurava-se nas histórias fantásticas que sua mãe contava sobre os deuses do hinduísmo. Em uma atitude inconsequente, típica da idade, acaba conhecendo um porta-voz do catolicismo, que desnorteia sua mente ao inserir a presença de um único “Deus”, que havia enviado seu filho à Terra, para que sofresse pelos seres humanos, atitude que o menino considera ilógica. Ainda não satisfeito, o menino abraça o islamismo, fascinado por seus rituais. Ao ser questionado, afirma com convicção que a fé é uma “casa de muitos quartos”. Esses “quartos” podem possuir estilos arquitetônicos diferentes, serem pintados de cores radicalmente contrastantes, porém estão inseridos em uma mesma “casa”…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

2 – Holy Motors, de Leos Carax

O homem afirma que todos estão reclamando do evidente cansaço do ator: “Alguns não estão mais acreditando no que estão vendo”. Ele então responde: “Sinto falta das câmeras. Elas eram mais pesadas que nós, depois elas ficaram menores que nossas cabeças, mas hoje nem dá para vê-las mais. Eu também acho difícil acreditar em tudo isto”. O homem complementa afirmando que bandidos não precisam perceber as câmeras de segurança, para acreditarem que elas estão lá para flagrá-los no ato criminoso…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

3 – A Separação (Jodaeiye Nader az Simin), de Asghar Farhadi

O roteiro de Farhadi não é sobre os costumes de um povo, o drama familiar de uma separação conjugal, muito menos sobre com quem uma filha irá decidir ficar. O que está em jogo é algo de apelo universal: o questionamento de um modo de vida, colocando luz intensa nos cotidianos rituais que nos desumanizam.Nada nos é explicado sobre a relação de Nader e Simin, somente somos levados a crer que havia extrema cumplicidade entre ambos e um agradável ambiente familiar. Ela busca ir embora, mas a trêmula mão do sogro, num estágio avançado de Alzheimer, tenta impedir…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

4 – Moonrise Kingdom, de Wes Anderson

Ao optar deixar de lado a visão cínica de mundo, onde cada passo parecia ser extremamente calculado, entregando-se à inocência passional do cineasta que Anderson provavelmente gostaria de ser quando criança, ele entrega um conto de maturidade muito original, caloroso e genuinamente engraçado…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

5 – Looper – Assassinos do Futuro (Looper), de Rian Johnson

É tão difícil encontrar bons filmes atuais sobre viagens no tempo, a ficção científica normalmente está mais para a destruição em massa, do que para as reflexões existenciais suscitadas na literatura dos grandes autores, como Isaac Asimov e Philip K. Dick. Quando aparece um fenômeno criativo como “Looper”, ele precisa ser celebrado, questão de honra. O diretor presta uma interessante homenagem ao pouco conhecido “Primer”, de Shane Carruth…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

6 – A Invenção de Hugo Cabret (Hugo), de Martin Scorsese

Scorsese entrega uma preciosidade atemporal, homenageando o legado inestimável do pioneiro Georges Méliès, resgatando a inocência elegante de um período em que a indústria cinematográfica respeitava mais o público infantil. Somente o cineasta, com seu belo caso de amor com a sétima arte, poderia ser capaz de adaptar a sensível obra de Brian Selznick…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

7 – Operação Invasão (Serbuan Maut), de Gareth Evans

O roteiro é simples, o que facilita a inserção do maior número possível de exibições
da técnica em lutas demoradas. A princípio, parece que se trata de mais um filme de ação no estilo americano, mas quando as metralhadoras são substituídas pelos punhos, percebemos que estamos diante de um novo clássico no gênero, obedecendo regras próprias…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

8 – Drive, de Nicolas Winding Refn

Refn bebeu bastante na fonte do cultuado “Tokyo Drifter”, do japonês Seijun Suzuki, adaptando o ótimo livro de James Sallis, um retro-noir que melhora em revisão, quando o terrível elemento da expectativa é eliminado…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

9 – 2 Coelhos, de Afonso Poyart

Trabalhado na cara e coragem, com divulgação inteligente nas redes sociais, esse fantástico trabalho de Poyart evidencia que existem possibilidades mais interessantes dentro do tímido gênero de ação nacional. O roteiro esperto utiliza várias referências da cultura pop, sem medo de arriscar, alicerçado na figura poderosa de Alessandra Negrini…

devotudoaocinema.com.br - Os Melhores Filmes do Ano - 2012

10 – O Impossível (Lo Imposible), de J.A. Bayona

As imagens que resistem na mente após a sessão não são do desastre em si, mas daqueles belos momentos em que completos estranhos se unem em perfeito uníssono na batalha catártica pela vida. Um dos melhores filmes em seu subgênero…



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui