Superman e os Homens-Toupeira (Superman and The Mole Men – 1951)

Há uma cena no “Superman 2”, de Richard Lester, que resume o significado do personagem enquanto símbolo. Lex Luthor, traído pelo General Zod, fica aliviado ao ver o herói vivo do lado de fora da janela do Planeta Diário.

Ele sabe que não pode contar com a palavra de um homem sem escrúpulos. E, por mais que ele odeie Superman com todas as forças, sabe que está lidando com alguém íntegro, que será justo. Quando vejo os filmes recentes dirigidos por Zack Snyder, não consigo enxergar esses valores, os roteiros falham no básico, não compreendem o personagem.

A criação de Jerry Siegel e Joe Shuster representa a esperança, os quadrinhos originais da década de 30 buscavam resgatar o ânimo de um país que lutava para se restabelecer da recessão econômica, o povo desempregado juntava moedas para adquirir naquelas páginas a coragem de seguir em frente. A ação e os superpoderes fazem parte das histórias, mas são as atitudes sensatas que forjaram o herói, a capacidade de agir corretamente nas situações mais complicadas, sem nunca desrespeitar seus princípios.

Christopher Reeve alcançou essa intenção nobre no clássico da década de 70, mas creio que nenhuma versão live action foi mais competente nesse sentido que a protagonizada por George Reeves. O projeto, em preto e branco, foi o primeiro produzido com o personagem para o cinema, após os dois seriados para cinema protagonizados por Kirk Alyn.

Reeves, que havia voltado da guerra, encontrava papeis apenas em títulos de baixo orçamento, aquela parecia ser uma boa chance de conquistar público. Superman acabaria se tornando o papel de sua vida. O roteiro tratava o elemento alienígena com reverência similar à de “O Dia em Que a Terra Parou”, lançado no mesmo ano, uma postura radicalmente diferente dos sci-fi da época, que sempre traziam o diferente como algo a ser temido.

Os repórteres Clark Kent (Reeves) e Lois Lane (Phyllis Coates) decidem investigar as estranhas aparições que passam a ocorrer em uma cidade após o trabalho de uma mineradora. Vale destacar a postura de Reeves em seu disfarce, mais sério e nada desajeitado, uma presença digna e que impõe respeito, longe da caricatura cômica que seria trabalhada décadas depois no filme de Richard Donner.

Como os efeitos especiais não permitiam uma utilização excessiva do herói uniformizado, Kent protagonizaria na maior parte do tempo, uma entrega mais crível facilitava a identificação com o público. Em “Superman e os Homens-Toupeira”, os vilões são os humanos movidos pelo ódio, aqueles que julgam sem conhecer os fatos.

Os seres do título, moradores do subterrâneo que, pela cobiça do homem, são forçados a conhecer a superfície, e, eventualmente, perseguidos por serem diferentes.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui