Você consegue encontrar facilmente estes filmes garimpando na internet, pérolas fundamentais na evolução desta arte.

Mest Kinematograficheskogo Operatora (1912)

Uma comédia sobre ciúme, vingança e infidelidade entre insetos, metáfora espirituosa para a hipocrisia da sociedade dirigida por Wladyslaw Starewicz, um dos mais criativos mestres pioneiros do stop-motion, quase sempre esquecido, que faz uso generoso de metalinguagem em uma abordagem adulta dos temas.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaEntr’Acte (1924)

Antes de Germaine Durlac abraçar o surrealismo no cinema em “The Seashell and the Clergyman”, René Clair revolucionou a utilização do tema e ousou na montagem provocadora anti-militarista neste clássico dadaísta. O filme nasceu a partir do convite do pintor Francis Picabia e do músico Erik Satie, que queriam um entreato cinematográfico para o balé Relâche. A cada interlúdio da apresentação, o curta era projetado.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaMénilmontant (1926)

Como um romance de Émile Zola, o média-metragem retrata a vida urbana parisiense do começo do século XX. Duas irmãs abandonam a vida no campo e partem para a cidade grande após testemunharem o assassinato dos pais. O diretor Dimitri Kirsanoff consegue realizar uma perfeita fusão entre o impressionismo francês, o surrealismo de vanguarda, a montagem soviética e o melodrama de Hollywood, sem a utilização de intertítulos, opção audaciosa.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaLa Coquille et le Clergyman (1928)

A diretora Germaine Dulac esforçou-se para procurar na ação do roteiro de Antonin Artaud os pontos harmônicos, ligando-os entre si por ritmos estudados e compostos. A temática do desejo sexual reprimido em um padre foi bastante corajosa para a época. Vale ressaltar que a obra foi lançada anos antes daquele que viria a ser reconhecido como o grande marco surrealista, “Um Cão Andaluz”, de Buñuel.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaThe Life and Death of 9413: a Hollywood Extra (1928)

Este curta dirigido por Robert Florey e Slavko Vorkapich, que bebe generosamente na fonte do expressionismo alemão, conta a história de um homem que vai para Hollywood para se tornar uma estrela, apenas para falhar e ser desumanizado no processo. É impressionante como o conceito e a execução envelheceram bem, não parece um trabalho produzido na década de 20.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaDe Naede Faergen (1948)

Um casal tem menos de 45 minutos para atravessar de motocicleta mais de 70 quilômetros. Não sabem que a própria morte fará o mesmo trajeto. Propaganda sobre os perigos da alta velocidade no trânsito dirigida pelo mestre Carl Theodor Dreyer, uma aula de edição que ainda hoje provoca tensão no espectador. O cinema de ação bebeu muito desta fonte.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaLe Sang des Bêtes (1949)

* Aviso: Cenas muito fortes de violência animal.

Um dos primeiros exemplos de ultra-realismo, dirigido por Georges Franju, que faria anos depois a obra-prima do terror psicológico: “Os Olhos Sem Rosto”. Este filme contrasta a tranquila e bucólica vida na periferia de Paris do pós-guerra com a dura e ensanguentada condição de dentro dos matadouros. É perturbador como poucos, especialmente quando analisado no contexto da época, uma crítica ao silêncio do povo alemão durante o extermínio em massa dos judeus.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaSpiste Horisonter (1950)

Quatro minutos intensos de experimentalismo surrealista, resultado da união criativa entre o diretor Jorgen Roos e o pintor Wilhelm Freddie. Um pesadelo inesquecível e impossível de ser sintetizado, que certamente foi referência para os trabalhos iniciais de David Lynch e David Cronenberg.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do CinemaA Movie (1958)

Colcha de retalhos experimental em que o diretor Bruce Conner reuniu fragmentos de cenas tiradas de filmes B, arquivos de cinejornais, pornografia leve, entre outras fontes, emoldurados musicalmente por “Pines of Rome”, de Respighi. Crítica irônica à capacidade de o cinema construir mentiras e simplificar tragédias, espetacularizando qualquer tema com objetivos financeiros.

devotudoaocinema.com.br - 10 Curtas e Médias Importantes na História do Cinema21-87 (1964)

Trabalho do diretor Arthur Lipsett que inspirou, entre outros, George Lucas, um comentário ácido e pessimista sobre uma sociedade de máquinas, a alienação do homem moderno enfatizada na colagem de cenas que exploram o vazio cultural e o caos do cotidiano.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui