Nem Sansão Nem Dalila (1954)

O que aconteceria se a cabeleira de Sansão fosse uma peruca? O barbeiro Horácio (Oscarito) sofre um insólito acidente e vai parar no Reino de Gaza, muitos anos antes de Cristo. Lá, ele conhece Sansão (Wilson Viana) cuja força descomunal vinha de uma “milagrosa” peruca. Ao trocar a tal peruca por um isqueiro, ele se transforma em um homem forte e poderoso, passando a reinar como um ditador bonachão, uma versão caricatural do populismo de Getúlio Vargas.

Ao explicar o que são eleições políticas para o rei, o personagem de Oscarito afirma sem pensar duas vezes: “eleição, votação, marmelada”. Sem qualquer sutileza, ele emula os maneirismos de Vargas ao discursar no terceiro ato. Os diretores nacionais do Cinema Novo, celebrados por suas obras quase sempre umbilicais e pretensiosas nas décadas seguintes ganhariam prestígio, mas você encontra muito mais coragem, ironia inteligente e senso artístico nas chanchadas tão desprezadas pelos críticos da época, que usualmente se referiam às comédias nacionais como “abacaxis”. Pura inveja e insegurança intelectual.

“Votai em Sansão, um homem de ação.” (slogan da eleição do personagem de Oscarito)

A presença encantadora das belíssimas Eliana Macedo (Dalila) e Fada Santoro (Miriam) garante momentos preciosos, como o divertido improviso que transforma a escrita na pedra com o martelo em instrumento de percussão para o gingado de Miriam. Cyll Farney esbanja carisma e até brinca no terreno de Errol Flynn, encenando um duelo de espadas coreograficamente eficiente.

Neste clássico da Atlântida, a produção mais cara do estúdio até aquele momento, o diretor Carlos Manga dirige um roteiro do grande Victor Lima, genial autodidata que começou na crítica (na revista “Cena Muda”) e foi responsável por filmes como “Os Cosmonautas” e o excelente “Pistoleiro Bossa Nova”. O elemento de sátira ao “Sansão e Dalila” de Cecil B. DeMille trouxe frescor ao gênero, abriu novas possibilidades criativas, mas há também inspiração forte de “O Mágico de Oz” na trama, especialmente em seu desfecho.

“Fica estabelecido que todos os dias do ano serão feriado, com exceção do Dia do Trabalho.”

O maior mérito cômico está no jogo de palavras e na maneira como Oscarito as defende em cena. “Tô com uma idiossincrasia terrível hoje.”, “Onde fica o palácio de esparadrapo? Digo, de Gaza”. Ao ter seu primeiro vislumbre da Palestina, ele garante com veemência: “Isso aqui é Jacarepaguá no duro, eu conheço!” O hispano-brasileiro de origem circense era uma força da natureza, caso tivesse nascido em Hollywood, seria reconhecido internacionalmente e aplaudido até hoje por todas as gerações.

Triste sina do artista brasileiro, depender da memória de seu povo.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui