Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

Introdução ao Conceito

Eu sou fascinado pela obra, tendo lido o livro de Arthur C. Clarke quatro vezes. O filme eu devo ter visto pelo menos quinze vezes, sem exagero algum. O interessante é perceber como ele parece melhorar a cada sessão, se modificando e se moldando à evolução da maturidade do espectador. Ele faz parte de um seleto grupo de filmes que representam uma verdadeira experiência sensorial transformadora, não apenas duas horas de escapismo na sala escura.

O livro somente joga com a imaginação do leitor em seus capítulos finais, mas se trata em grande parte de um ótimo conto de ficção científica, bastante descritivo. Kubrick escolheu construir seu filme com mais lirismo, deixando que cada espectador tirasse suas próprias conclusões a partir de suas particulares experiências. Esta decisão resultou em uma má fama por parte de alguns espectadores casuais, que esbravejam contra a obra, utilizando adjetivos como: “terrivelmente chata”, “sem pé nem cabeça” e “coisa de doido”. Já ouvi muitos dizerem que se trata de um ótimo remédio para a insônia. De certa forma eu os entendo, pois quando o vi pela primeira vez aos onze anos de idade, também considerei um tédio. Eu não entendia a história e não tinha lido o livro.

O diretor foi corajoso, pois acreditou na inteligência do público. Ele poderia muito bem ter criado algo similar ao livro (com todas as respostas) e ainda assim seria um ótimo filme, mas ao ousar trilhar o caminho oposto, criou uma obra prima inestimável, a maior referência em seu gênero.

devotudoaocinema.com.br - "2001 - Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, na HBO MAX

A Aurora do Homem

Como Arthur C. Clarke deixa claro no prólogo do livro, por mais que nos aventuremos a imaginar as incríveis possibilidades de nossa existência, questionarmos se estamos sozinhos no universo ou se chegará um dia em que iremos encontrar entre as estrelas os nossos semelhantes (ou mestres), “a verdade, como sempre, será muitíssimo mais estranha”.

Partindo deste interesse natural em entender as muitas lacunas que se fazem presentes na trajetória humana no planeta, o escritor elabora uma questão simples e brilhante: não será possível que já tenham acontecido encontros entre formas inteligentes de vida extraterrestre e os habitantes da Terra? Fato é que existe margem para esta dúvida. Os irregulares saltos evolutivos e a assustadora rapidez das inovações tecnológicas nos últimos cem anos (da luz de velas ao computador) são apenas algumas das peças deste quebra-cabeça de proporções gigantescas.

Imaginemos uma possível realidade futura, em que astronautas terráqueos descubram evidências reais de vida (celular que seja) em algum planeta. Esta simples descoberta causaria um tremendo alvoroço, religiões perderiam seus fiéis, que teriam que reavaliar todos os seus sistemas de crenças, a sociedade nunca mais seria a mesma. Como tudo que é desconhecido, passaríamos a temer esta realidade. Qual seria a atitude da NASA a este respeito? Provavelmente se calar e manter esta evidência em segredo até que se possa avaliar com total conhecimento o estranho evento. Enquanto isto, eles teriam que monitorar aquele planeta, de forma que se tornasse objeto de estudos.

Que tal estabelecer monólitos (sondas magnéticas) em pontos estratégicos, como em sua lua? Mas sejamos inteligentes. Que este monólito lunar seja enterrado na superfície rochosa, pois caso alguma força exterior o deixe exposto ao sol, o faça emitir o sinal magnético que avisará aos nossos computadores que houve alguma perturbação vinda do local. Considerando que a nossa própria existência se iniciou da mesma forma, como podemos ter certeza de que aquelas células não irão evoluir no decurso de bilhões de anos, até se tornarem seres inteligentes? Os cientistas da NASA então decidiriam inserir também um monólito na superfície do planeta. Este teria que ser mais engenhoso, pois ficaria exposto ao sol. Caso algum ser se aproximasse dele, o rebuscado aparelho faria uma “leitura” com riqueza de detalhes, levando todas as informações aos computadores da base. Agora para finalizar, imaginem que NÓS somos o planeta em questão.

Os primatas terrenos se aproximariam do monólito com medo, tentariam tocar nele. Após algumas horas, já se acostumariam com sua presença e continuariam seus primitivos afazeres rotineiros. Mas a partir daquele primeiro encontro, algo mudaria para sempre naqueles seres, pois eles haviam sentido pela primeira vez a curiosidade. Imaginemos que os pesquisadores pudessem, não somente registrar, como também modificar aquela realidade. Alguma forma de mensagem subliminar que conseguisse ser passada pela sonda, diretamente no cérebro em formação dos primatas. Que só atingiria aqueles grupos que convivessem com a presença do monólito.

Estes desenvolveriam lentamente novas habilidades, movidos pelo crescente (e inexplicável) interesse curioso. Passariam a perceber que fazendo uso dos ossos de feras abatidas, conseguiriam impor-se perante os que os hostilizassem, assim como abater outras feras para proverem alimento aos seus companheiros. Em alguns séculos, a diferença entre estes primatas e os de outras regiões causaria um profundo desequilíbrio na natureza. Nascia o homem.

Saltem no tempo comigo até o momento em que os homens conseguem transpor suas barreiras gravitacionais e pisam pela primeira vez na lua. Descobrem uma interferência magnética vinda do solo lunar e trazem à luz do sol o estranho monólito negro que ali estava enterrado. Sem eles saberem, a sonda emite o revelador sinal para seus criadores. Os astronautas agem como os primatas, com medo e curiosidade, tentando tocar o objeto. Em pouco tempo se acostumam com sua presença e até posam para fotos ao lado da misteriosa descoberta. Estariam eles a partir daquele momento, novamente sendo “guiados” pela sonda? Quais mudanças evolutivas aquele encontro traria?

devotudoaocinema.com.br - "2001 - Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, na HBO MAX

Além do Portal das Estrelas

Tanto o livro quanto o filme se permitem fugir destes questionamentos ao inserir o personagem “HAL 9000”, um computador de última geração, capaz de emular os sentimentos humanos. Esta seção (por mais interessante que seja) não se apresenta como um mistério a ser desvendado, tratando-se mais de um necessário embate que movimentasse a trama. O quebra-cabeça proposto por Clarke e Kubrick retorna próximo do fim.

O astronauta da Terra foi enviado diretamente para a origem da frequência magnética (da sonda) em Júpiter. Após uma longa e solitária viagem, encontra milhares de monólitos estacionados na órbita do planeta gasoso, decidindo então ir ao encontro deles. Deste ponto em diante, tanto o livro quanto o filme caminham inexoravelmente a uma conclusão coerentemente incompreensível. Não existe uma resposta certa, mas uma profusão de imagens desconexas e acontecimentos que desperta em nós (e no personagem) a mesma curiosidade primordial que tocou os primatas e os astronautas na lua, o símbolo de mais um passo evolutivo. As perguntas que fazemos ao término do filme são muitas. Evolução em qual direção? Encontramos enfim nossos criadores (“Deus”)?

Conclusão

“2001 – Uma Odisseia no Espaço” (2001 – A Space Odissey – 1968) promove, acima de tudo, os questionamentos. Algo cada vez mais em desuso, em uma sociedade tão facilmente manipulável.



Viva você também este sonho...

2 COMENTÁRIOS

  1. Belíssima análise do “pai da ficção científica cinematográfica”. Um dos melhores filmes de todos os tempos. Também já vi inúmeras vezes (não contei quantas). E, a cada vez, fica ainda mais belo e enigmático. Viva o cinema, viva você pela dedicação e viva a Arte, que nos faz aguentar a realidade do mundo. Parabéns!

  2. Admiro os seus comentários, viajo no tempo e espaço através deles. Nessa pandemia nada melhor do que assistir a um bom filme que deixe uma marca com questionamento . ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui