Nesta breve introdução peço total suspensão da descrença. Quero que, por alguns minutos, vocês se imaginem no distante ano de 1895. Como o protagonista de “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, aceitem embarcar no misterioso Rolls Royce e serem testemunhas oculares de uma das maiores invenções da história da cultura mundial.

devotudoaocinema.com.br - Sábio Silêncio (uma viagem no tempo aos primórdios do cinema) - Introdução

Eu desembarco do veículo em uma cidadezinha do sudeste da França, chamada La Ciotat, poucos dias após o Natal. Nas ruas, ainda se discute o recente assassinato do presidente Marie François Sadi Carnot, enquanto que no Cafe de La Paix (Grand Cafe), a sobremesa mais pedida era a deliciosa novidade que recebera o nome de Bûche de Noël, um rocambole a base de creme de manteiga.

Sortudo, descubro ser um dos seletos vinte e três convidados a comparecerem ao grande evento da noite: um espetáculo único e inovador, comandado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. A exibição do misterioso cinematógrafo era motivo de discussão entre os convidados, que realizavam brincadeiras tentando descobrir o motivo de tanto segredo e expectativa. Minutos depois, todos são encaminhados para o Indian Lounge.

devotudoaocinema.com.br - Sábio Silêncio (uma viagem no tempo aos primórdios do cinema) - Introdução

Sentado ao meu lado, um típico bonachão, por volta dos trinta anos, cofiava sua barba e mantinha uma animada conversa com um senhor que estava próximo. Como um cinéfilo apaixonado, já o havia reconhecido, porém, obtive a confirmação de sua identidade quando o próprio me estendeu a mão e se apresentou sorridente. George Méliès apertava minha mão e estendia generosamente uma cigarreira de prata cinzelada. Após educadamente recusar, percebi uma movimentação estranha no ambiente.

Uma imagem estava sendo exibida a poucos metros de distância dos presentes, que progressivamente se assustavam ao descobrirem-na em movimento. Similar ao efeito que o 3D produz nos jovens de hoje, aquela exibição simples do trem chegando à estação, assustou uma parcela do público, que se levantava aos gritos. Parecia que a locomotiva iria rasgar a projeção e invadir o local.

O evento foi um enorme sucesso. Méliès despediu-se de forma cortês e continuou a gesticular eufórico para seu colega, enquanto alcançavam a rua chuvosa. Ele dizia estupefato: “O velho Antoine (pai dos irmãos Lumière) estava certo, quando afirmou que eu ficaria surpreso com o que veria essa noite. Meus truques de ilusionismo não são nada perto disso!”.

O som da conversa vai ficando distante e logo se mistura ao barulho da chuva. Triste, percebo à minha frente, estacionado, o Rolls Royce que me aguardava. George Méliès ficou tão impressionado com aquele invento, que iria começar a criar experimentações próprias, utilizando o cinematógrafo. Durante algum tempo, tentou comprar o invento de Antoine, chegando a oferecer até dez mil francos.

O seu amigo de longa data o desencorajava, demonstrando não acreditar no futuro comercial do equipamento. Irredutível em seu objetivo, o ilusionista francês acabou fabricando seu próprio cinematógrafo e filmou seus primeiros experimentos.

Continua…



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui