Um Estranho Casal (The Odd Couple – 1968)

Adaptada por Neil Simon a partir de seu próprio sucesso nos teatros da Broadway (protagonizada por Matthau e Art Carney). Após acabar o casamento de 12 anos, Felix Ungar (Jack Lemmon) decide morar com seu melhor amigo Oscar Madison (Walter Matthau), pois ambos estão divorciados e sozinhos. Mas eles logo descobrem que os seus temperamentos são bem diferentes e o modo de comandar uma casa é muito conflitante, pois enquanto Oscar é um tremendo bagunceiro, Felix é um maníaco por organização e limpeza.

Neil Simon escreve diálogos divertidíssimos, que explodem inesperadamente como consequência de um atrito situacional. A chave criativa é inserir em um mesmo ambiente, pessoas que nunca administrariam uma amizade no mundo real.

Transitando entre o amor e o ódio, essas pessoas estão aprisionadas a um padrão de comportamento que, de tão trágico, acaba se tornando cômico. Basta lembrar que o personagem de Lemmon busca acabar com a própria vida logo nos primeiros minutos. Todas as sitcoms bebem dessa fonte, normalmente com menos elegância e refinamento nos textos.

O diretor Gene Saks não possui muito mérito no sucesso dessa adaptação, que transporta com fidelidade o texto original de Simon e as ideias cênicas da direção teatral de Mike Nichols (como pode ser notado no posicionamento pouco cinematográfico na cena do jogo de pôquer).

Eu fico imaginando a obra-prima que poderia ter sido, caso Billy Wilder estivesse no comando. E é indiscutível que a mágica que torna o filme irresistível até hoje reside na sua dupla de protagonistas, imortalizada em seu melhor momento. Lemmon e Matthau (que já haviam trabalhado juntos em “Uma Loura por Um Milhão”, de 1966) se divertem em cena, mastigando com fome cada one-line espirituosa e sempre evitando a óbvia caricatura, ponto fraco dos textos de Simon e da sitcom em geral.

É engraçado perceber a forma como o roteiro inteligentemente demonstra as falhas comportamentais dos personagens, que culminaram nos divórcios de suas respectivas parceiras, nas discussões que eles mantêm regularmente (percebam como eles acabam se referindo um ao outro, com o nome das esposas), ressaltando o absurdo de que, mesmo em uma relação de amizade, eles acabam cometendo os mesmos erros que os conduziram anteriormente ao fim de seus relacionamentos conjugais.

  • O filme foi lançado em DVD pela distribuidora Classicline.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui