Star Wars – O Império Contra-Ataca

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    http://www.devotudoaocinema.com.br/2013/09/a-guerra-espacial-de-george-lucas.html

    O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back – 1980)

    É interessante perceber que o filme, atualmente considerado
    o melhor da franquia, recebeu muitas críticas desanimadoras em sua estreia. O
    produto era estranho na indústria, com seu desinteresse em explicar o contexto
    aos novos espectadores, suas transições antiquadas que remetiam aos seriados de
    sci-fi do cinema, além de uma atmosfera muito sombria e que contrastava
    bastante com a divertida aventura samurai espacial lançada dois anos antes. A
    Força estava com o competente diretor Irvin Kershner, que, diferente do criador
    da saga, sabia dirigir atores. A alma do projeto reside na fantástica trilha
    sonora composta por John Williams, em sua melhor incursão na saga. Ele não
    somente estabeleceu a identidade sonora da ameaça imperial com a wagneriana “The
    Imperial March”, como também humanizou uma marionete em “Yoda’s Theme”, com a
    inestimável ajuda do competente Frank Oz.

    A estrutura do roteiro de Lawrence Kasdan e Leigh Brackett
    (do clássico noir “À Beira do Abismo”) era ousada, expandindo o universo
    estabelecido em “Star Wars” com camadas de interpretação, injetando filosofia e
    elementos como traição, na figura de Lando Calrissian (Billy Dee Williams), além
    de uma pessimista conclusão em aberto. Com o personagem Yoda (Frank Oz), George
    Lucas faz nova reverência ao mestre Akira Kurosawa, inserindo sua versão de “Dersu
    Uzala” no pantanoso Dagobah. O trio principal, formado por Luke Skywalker (Mark
    Hamill), Leia Organa (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford), evita a coerente
    caricatura do anterior, que não pedia qualquer aprofundamento, com suas
    motivações agora recebendo tanta atenção quanto as, por vezes trágicas, consequências
    de suas decisões.

    luke trial - Star Wars - O Império Contra-Ataca

    A ideia de iniciar com o ataque do Wampa em Hoth, ainda que
    tenha sido um artifício para justificar a cicatriz no rosto de Hamill, vítima
    de um acidente de carro meses antes das filmagens, possibilitou uma das cenas
    símbolo dessa mudança de atitude, com o resgate perpetrado por Solo e o
    eventual acondicionamento do herói entre as tripas de um Tauntaun, para
    mantê-lo aquecido. Em outro breve e poderoso momento, podemos ver que existe um
    homem desfigurado por baixo do elmo negro de Darth Vader (David Prowse – James Earl
    Jones), uma figura envolta em mistério. Como hoje sabemos, a saga é um work in
    progress
    , por mais que Lucas afirme que já estava tudo planejado desde o
    início. O público em 1980 ignorava completamente qualquer informação sobre esse
    personagem, o que o tornava ainda mais ameaçador. A surpreendente revelação ao
    final, conduzindo a trama para um viés de tragédia edipiana, como retratada por
    Freud em “Um Distúrbio de Memória na Acrópole”, com direito a uma chocante mão
    decepada, ecos de um complexo de castração, que acaba culminando na subjugação
    do pai pelo filho, levando à formação do superego. Todas essas discussões
    elevam o entretenimento a mais do que o batido conto de maturidade, com
    inspiração no monomito (a jornada do herói) de Joseph Campbell, trabalhado no
    filme anterior.

    starwarsb - Star Wars - O Império Contra-Ataca

    *A editora “Darkside Books” está lançando, em um único
    volume de capa dura, os romances inspirados nos três primeiros filmes do
    universo fantástico criado por George Lucas:Uma Nova Esperança,O
    Império Contra-AtacaeO Retorno de Jedi.

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    Octavio Caruso
    Viva você também este sonho...

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