O Ciúme (La Jalousie – 2013)

O olhar curioso da filha que descobre, sem entender a complexidade de sentimentos, que seus pais irão se separar. É dessa forma que Philippe decide iniciar sua obra, inspirada em seu pai, o ator Maurice Garrel, com a opção pelo belo preto e branco da fotografia de Willy Kurant evidenciando o tom de teatralidade, o artificialismo inerente aos relacionamentos humanos, explorando as variações do ciúme e da inveja em um microcosmo familiar.

A curta duração, por volta dos setenta e sete minutos, ajuda a fazer com que o foco da trama, o leitmotiv da efemeridade do amor inserido em um contexto de caos, não se perca em exibições vazias de estilo.

O artista vivido por Louis, filho do diretor, acaba de ser integrado ao elenco de uma peça, o que causa inveja profissional em sua nova parceira, também atriz, vivida por Anna Mouglalis, que não consegue trabalho há anos, nutrindo uma insegurança que afeta sua vida romântica, tendo criado uma couraça de teatralidade que a protege, mas também impede que ela realmente se entregue emocionalmente em uma relação.

Por outro lado, o roteiro dedica tempo generoso no ciúme sentido pela mãe, vivida por Rebecca Convenant, que vê sua filha ficando cada vez mais afeiçoada à nova namorada do ex-marido. Mas a câmera de Garrel evita qualquer tipo de confrontação, não há interesse em elaborar cenas emocionalmente grandiosas que demandem esforço dos atores, preferindo se focar nos momentos que servem como ponte entre a motivação da ação e a consequência do ato, atingindo o cerne psicológico dos conflitos entre os personagens e facilitando a identificação no público.

Sem uma ponta de cinismo, conseguindo extrair lágrimas espontâneas com sua inesperada docilidade, trabalhando com objetividade uma trama que tinha tudo para ser amarga, Garrel consegue criar um retrato apaixonado sobre os fascinantes atalhos da vida, deixando a clara mensagem de que, por mais que tentemos preencher o palco desse grande teatro com as falas memorizadas, a natureza sempre encontra um caminho. O inesperado foge aos rituais.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui