Faces do Medo – “A Bruxa”, de Robert Eggers

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    A Bruxa (The Witch: A New-England Folktale – 2015)

    O horror é meu gênero de formação, então fico muito feliz
    quando encontro um projeto novo genuinamente bom, um produto que esteja
    conectado à época em que esses filmes eram pensados por e para adultos, com
    maior interesse na construção de clima, ao invés da sucessão de sustos
    previsíveis que o público adolescente está acostumado a encontrar hoje nas
    salas. Exatamente por isso, ver “A Bruxa” no cinema pode ser uma experiência
    frustrante. Você vai constatar o nível de emburrecimento em que se encontra
    grande parte do público, não apenas os jovens.

    O ritmo inteligentemente lento da trama, algo que não
    incomodava os espectadores de “O Bebê de Rosemary” na década de sessenta, provocou
    uma reação curiosa nas pessoas próximas, uma espécie de angústia envolta por
    risadas nervosas involuntárias. A mente, tão acostumada e programada para
    reagir aos impulsos imediatistas tolos dos jump scares, não consegue aceitar
    que está diante de um roteiro que está impondo suas próprias regras sensoriais.
    Analisando bem, o recurso do susto é o artifício menos inteligente, o bom
    horror aposta no poder da sugestão. O público quer respostas fáceis, algo que o
    diretor Robert Eggers não está interessado em oferecer. Então, por mais
    esquisito que seja esse meu conselho, caso você aprecie o gênero e queira
    garantir uma boa experiência, não veja no cinema, espere o DVD. Aliás, ir ao
    cinema está cada vez mais insuportável, devido à acachapante falta de educação
    do povo brasileiro. Não é de se espantar que, antes do início do filme, seja necessário
    exibir um longo vídeo animado e infantilizado ensinando bons modos aos adultos.
    E, ainda assim, o brasileiro comete todos os erros apontados, como celulares
    acesos atrapalhando a imersão alheia. Triste e vergonhosa realidade.

    Em alguns momentos, o tom me remeteu ao recente “Somos O Que
    Somos”, excelente terror que poucos conhecem. Uma atordoante sensação constante
    de maldade, contrastando com a beleza da fotografia de Jarin Blaschke, com a preferência
    pela luz natural potencializando a melancolia do cenário em que habita a
    família camponesa na Nova Inglaterra de 1630. Os eventos foram baseados em
    relatos orais e escritos da época em que começaram a ter casos de histeria
    coletiva, fundamentada em superstições, sessenta anos antes do julgamento das
    bruxas de Salem. Sem revelar muito, acho importante salientar uma camada de
    interpretação que ganha pontos em revisão. A intensa religiosidade da família
    codifica todos os estranhos acontecimentos, o desespero diante do desconhecido
    faz com que eles ativem a suscetibilidade humana ao apedrejamento, alimentado
    pela culpa cristã e a consequencial punição, um fanatismo que nubla até mesmo
    os elos de amor familiar, cegando qualquer senso de lucidez, assim como nas
    perseguições dos inquisidores históricos. A utilização da cabra, símbolo pagão,
    reforça esse conceito. Conhecemos mais sobre os personagens através de suas
    atitudes quando confrontados por esses medos. Todo o elenco esbanja
    competência, mas Anya Taylor-Joy, que vive a filha mais velha, merece destaque
    pela forma como consegue transmitir a pureza infantil sendo consumida
    progressivamente pela insegurança natural no processo de amadurecimento. Esse
    viés me remeteu ao ótimo “A Companhia dos Lobos”, de Neil Jordan, que recomendo
    para uma sessão dupla.

    Com, no mínimo, um par de cenas visualmente inesquecíveis,
    inseridas em um contexto fascinantemente pessimista, como os melhores filmes no
    gênero, essa produção injeta esperança em qualquer fã do horror. Que o público
    agora eleve seus padrões…

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    Octavio Caruso
    Viva você também este sonho...

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