O Milhão (Le Million – 1931)

Quem me apresentou esse filme adorável, meu primeiro contato com a filmografia do francês René Clair, foi o extinto programa televisivo “Cine Vida”, apresentado pelo saudoso crítico José Tavares de Barros e pelo Brancato Jr., que passava há uns quinze anos no horário nobre dos sábados no canal católico “Rede Vida”.

A programação era formada só por biscoitos finos, passava Irmãos Marx, Chaplin, Hitchcock da fase britânica, William Wyler, obras clássicas que eu não encontrava nos garimpos nas videolocadoras, então gravava tudo em VHS.

“O Milhão” é um dos poucos filmes que vejo do início ao fim com um sorriso no rosto, uma trama simples, em que um rapaz endividado vende o seu casaco sem saber que tinha um bilhete premiado de loteria no bolso.

A estrutura da história contada em um estilo de vaudeville, fonte do material original de Georges Berr e Marcel Guillemaud, com a arriscada adição do elemento da opereta como forma de transformar os diálogos da peça em canções, resultou em um projeto que mantinha o charme da comédia muda na atuação do elenco, enquanto todos ainda se adaptavam ao recurso do som, experimentando corajosamente um musical em que as letras são inseridas criativamente nas cenas, trabalhadas de forma tão brilhante que esses interlúdios não quebram o ritmo da ação.

Na sequência inicial vemos uma festa barulhenta que faz com que dois vizinhos adentrem tentando entender a razão de tanta alegria, o roteiro nos conduz então em um flashback, mas sem interesse em despertar dúvidas a respeito do destino do protagonista. Não há reviravolta chapliniana, o herói acabará nos braços da bela jovem, o bilhete será encontrado. Esse positivismo, sem traço algum de cinismo, faz falta nas comédias modernas.

Adoro a sequência da ópera, com o casal de cantores vendendo a ilusão do romance no palco, enquanto o casal protagonista, escondido no fundo do cenário, redescobre o amor e a cumplicidade outrora abalada numa mímica cômica de tudo o que está sendo cantado pelo tenor. Quando pensamos que a cena havia esgotado suas possibilidades, Clair insere uma hilária disputa pelo casaco, filmada como uma partida de rugby, com direito a ovação da plateia, um recurso inventivo em que o som divergia totalmente da realidade do momento, algo que os jovens da Nouvelle Vague fizeram na década de 60 e muitos achavam cool.

O diretor normalmente é lembrado por filmes menos despretensiosos, como “A Nós a Liberdade”, homenageado por Chaplin em “Tempos Modernos”, mas o meu favorito dele continua sendo “O Milhão”.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui