Neste especial “Woody Allen”, começo sempre com um texto cômico, no estilo do homenageado, um dos meus ídolos nesta arte. 

O maior medo de Jonas era se tornar presidente do país, passar a ter suas eróticas ligações telefônicas grampeadas, comparecer devidamente vestido às entediantes cerimônias oficiais, deixar de frequentar as famosas orgias promovidas por seu amigo Juninho Cupido, em suma, protagonizar num circo sem atrações minimamente interessantes. Por um golpe do destino, ele se viu forçado a tomar o lugar de uma boneca de ventríloquo que caiu do colo de seu mestre, sendo encontrada semanas depois, esmolando deitada na frente de uma imobiliária.

O que deveria ter sido uma função temporária, até os psiquiatras conseguirem identificar o distúrbio menos óbvio nela, acabou se tornando uma realidade sofrível para o rapaz, quando dois especialistas foram vistos correndo gargalhando pela rua. Nem mesmo as manifestações diárias da classe artística, que vomitava em ritmo de bolero na frente do hospício, conseguiram comover a opinião pública, a boneca foi isolada em uma caixa de vidro e colocada em um museu de ocultismo. Até o presente momento, há relatos de uma família de cubanos que tentou roubar o artefato, mas sem sucesso.

Jonas, percebendo que não conseguiria fugir do compromisso, aproveitou sua última noite como um cidadão comum da melhor maneira que conhecia: brincando de morto e vivo com sua namorada, quarenta anos mais velha que ele. Após quinze minutos, sentiu que ela estava mais sorumbática que o normal. Antes do raiar do dia, uma ambulância era vista pelos vizinhos saindo apressada da mansão. Sem uma primeira-dama, o rapaz chamou os jornalistas para dizer que não via sentido algum em sua cerimônia de posse, afinal, quem iria fornecer material semanal de moda para as colunas sociais? A afirmação repercutiu em todas as mídias, chocando especialmente as feministas. Um debate na televisão sobre a reportagem ganhou destaque por ter sido mediado por um guaxinim guatemalteco (tente falar isso cinco vezes em sequência). O novo presidente tentou ganhar a afeição do público, mas seu sorriso traumatizou uma criança de colo, o que fez com que a mãe garantisse um cargo de ministro para o marido. Jonas definitivamente não havia nascido com vocação para sair de casa, o negócio dele era o confinamento.

Já que o povo ficou um longo tempo sem saber como era ser liderado por alguém de carne e osso, qualquer frase coerente evidenciando algum senso de retórica que ele dissesse era seguida por aplausos emocionados. O pior pesadelo dele aconteceu, por mais que ele tentasse reverter isso, a nação clamava seu nome. Os seguranças do museu afirmam que em algumas madrugadas, especialmente nos minutos que antecedem as primeiras luzes da manhã, barulhos estranhos são escutados no quarto da boneca. A classe artística se organiza agora para uma manifestação mais impactante contra o afastamento dela, envolvendo tripas de boi, tiro ao alvo com urina e gritos de palavras de ordem com gás hélio.

Enquanto isso, preocupados com a atual situação ética do país, os bandidos cogitam repensar suas atividades. Juninho Cupido faz fortuna com orgias cada vez mais mirabolantes. E Jonas, pobre Jonas, segue sonhando com a liberdade.

devotudoaocinema.com.br - "A Rosa Púrpura do Cairo", de Woody Allen

A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo – 1985)

Durante a Grande Depressão americana, a solitária garçonete Cecília (Mia Farrow) é perdidamente viciada em filmes hollywoodianos. Cativada por seu mais novo favorito, A Rosa Púrpura do Cairo, Cecília fica totalmente surpresa quando o astro principal (Jeff Daniels) repentinamente sai da tela para conhecê-la.

Inspirado pela comédia muda “Sherlock Jr.”, de Buster Keaton, Woody cria uma das unanimidades mais queridas de sua carreira, impossível não se encantar com a trama desse filme. A trajetória da protagonista simboliza a importância da arte como força motriz para se resistir aos sofrimentos inerentes à condição humana, algo que o próprio diretor
retrabalharia numa bela sequência de “Hannah e Suas Irmãs”, quando seu personagem encontra alento para sua angústia numa sessão dos Irmãos Marx.

A garçonete vivida por Mia Farrow, fragilizada figura, não consegue se enxergar no reflexo do espelho, sem amor próprio, com sua autoconfiança destruída após anos de relacionamento com um típico machista grosseiro. Sem perspectiva alguma de melhoria em sua condição de vida, acompanhando a decrepitude de sua cidade devastada pela Grande Depressão, ela decide passar a maior parte do tempo livre dentro da sala de cinema, absorvendo toda a magia daquele ambiente. Em uma produção de aventura simplória, o protagonista não resiste ao ver a jovem na plateia e decide sair do filme, para conhecer melhor sua fã.

O conceito é simples, a fotografia do mestre Gordon Willis, em sua última parceria com Allen, evidencia a característica fabulesca da trama, reservando para o ambiente interno do cinema um brilho calorosamente etéreo, contrastando com os tons desbotados do mundo triste que a jovem encontra ao acender das luzes. É um toque de gênio iniciar e finalizar a obra com a clássica cena de “O Picolino”, Fred Astaire e Ginger Rogers dançando ao som de “Cheek to Cheek”, de Irving Berlin, um dos símbolos da época em que Hollywood produzia sonhos filmados, exatamente para elevar o espírito do povo norte-americano afundado na crise. O texto impecável de Woody, em um de seus momentos mais inspirados, como quando o galã se choca ao perceber que, após o beijo dado em Cecília, não será interrompido por um fade out.

Como nota final, sempre recomendo que esse filme seja visto em sessão dupla com outra obra-prima: “Contrastes Humanos”, de Preston Sturges, ambientado no mesmo período e que agrega à bonita mensagem proposta por “A Rosa Púrpura do Cairo”. Ao final, escolhendo ficar com a contraparte real de Tom, o ator que o interpreta, Cecília demonstra que amadureceu. E, numa reviravolta brilhante, o mundo real apresenta sua face brutal, o que a faz retornar ao escapismo da arte, mas agora consciente de sua função, com segurança para largar seu marido agressivo e reiniciar do zero sua jornada.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui