Emmanuelle (1974)

Emmanuelle 2 (Emmanuelle: L’antivierge – 1975)

Emmanuelle é a heroína de uma deliciosa fantasia emoldurada por cenários exóticos, uma espécie de James Bond desempregado. Assim como o escritor Ian Fleming enfrentou a rotineira realidade de seu casamento extravasando nas páginas ao criar múltiplas aventuras românticas do mulherengo agente secreto, a jovem vivida por Sylvia Kristel desafiava os limites, quebrando todos os tabus de uma sociedade hipócrita.

Apesar do péssimo terceiro filme “Adeus Emmanuelle”, de 1977, destruir o conceito libertário trabalhado nos anteriores, transformando a protagonista em uma mundana e entediada monogâmica, equívoco imperdoável, poucos dedicam devida atenção a este fenômeno do cinema.

Eu tive contato inicialmente na adolescência com as produções televisivas da década de noventa, que eram transmitidas nas madrugadas, sensorialmente eficientes, mas artisticamente medíocres, muito distantes da elegância trabalhada pelo diretor francês Just Jaeckin na década de setenta, complementada no ano seguinte pela estética refinada de Francis Giacobetti.

Com a queda da censura do Código Hays no final dos anos sessenta, a indústria de cinema começou a investir em tramas mais ousadas, de olho nas bilheterias astronômicas. A Columbia Pictures lançou então seu primeiro projeto com classificação x, adaptado do livro homônimo escrito pela tailandesa Emmanuelle Arsan (ou, como muitas fontes afirmam, escrito por seu marido, Louis-Jacques Rollet-Andriane), para o desprezo da crítica.

O sucesso foi impressionante, muito graças à presença inebriante da holandesa Sylvia Kristel. Aquele rosto de anjo, olhar que misturava ingenuidade e malícia, traços leves, corpo talhado a cinzel, uma boca que prometia um universo de possibilidades, verdadeiramente irresistível.

devotudoaocinema.com.br - "Emmanuelle" e "Emmanuelle 2", de Just Jaeckin e Francis Giacobetti

A personagem, casada com um diplomata, começa o filme insegura, emocionalmente travada, apesar do marido incentivar aventuras com outros homens e mulheres, um relacionamento que critica os rituais impostos. Com a ajuda de um cavalheiro mais velho, vivido por Alain Cuny, que trabalhou com Fellini e Buñuel, ela aprende na prática que o desejo deve subjugar a razão, na tentativa de alcançar níveis mais avançados (transcendentais) de prazer.

A dondoca inocente e fragilizada é estimulada a se tornar uma fera primordialmente instintiva, o processo é mostrado com foco na sensualidade, com utilização generosa de decotes reveladores, ao invés do caminho mais explícito que seria abraçado nas continuações. A fenda no vestido é sempre muito mais interessante que a exposição gratuita, o desejo por ver mais é o real tesouro.

A direção de fotografia de Richard Suzuki potencializa o aspecto quase onírico, nada realista, com a ótima trilha sonora de Pierre Bachelet ajudando a estabelecer o clima desde a primeira cena. O resultado é medianamente satisfatório, mas seria superado pela sequência, com folga, aquele que considero o melhor filme no gênero da história do cinema.

“Emmanuelle 2” é espetacular naquilo que se propõe a ser, com a protagonista agora totalmente liberada para experimentar ao máximo, confiante e mais sedutora que nunca! A linda trilha sonora do sempre competente Francis Lai eleva o nível, culminando com uma canção defendida pela própria atriz: “L’amour d’aimer”.

A criativa utilização das cores (figurino e cenário), vermelho simbolizando a paixão, e azul dominando as sequências imaginárias no roteiro, são detalhes que sequer seriam cogitados em produções similares. A classe com que a câmera registra as cenas mais quentes, a composição inteligente do quadro, reforçando a beleza na coreografia dos corpos.

O suspense bem trabalhado no desenvolvimento da relação que se forma entre o casal e a lolita pura vivida por Catherine Rivet, espécie de versão embrionária da própria Emmanuelle, intensificado a cada troca de olhares, a cada gesto de carinho suave, até que explode na catarse que finaliza a obra, conduzindo ao poético momento em que Kristel quebra a quarta parede, como que convidando o público a tomar parte em sua celebração da vida.

Trilha sonora composta por Francis Lai:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui