“Heróis de Malta”, de Brian Desmond Hurst, com ALEC GUINNESS

0

Heróis de Malta (Malta Story – 1953)

O aviador britânico Peter Ross (Alec Guinness) está fazendo um mapeamento fotográfico aéreo para a RAF da ilha de Malta, importante ponto estratégico para os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante um dos ataques aéreos, Peter é obrigado a pousar na ilha, onde acaba conhecendo a jovem Maria Gonzar (Muriel Pavlow), por quem se apaixona.

É curioso ver Alec Guinness em um papel tão diferente em sua carreira, você percebe em certos momentos o desconforto dele, mas acaba funcionando, já que é atitude coerente para o personagem. O diretor Brian Desmond Hurst não imprime identidade, o roteiro se perde na fraca subtrama romântica, mas é interessante a forma sóbria como o conflito é tratado, dedicando tempo à estratégia de combate e, ponto muito positivo, mostrando a guerra por todos os ângulos, não somente pela ótica dos militares. Ao contrário de boa parte dos projetos da época, não há interesse em tornar a batalha algo empolgante.

Alternando registros reais e reconstituições eficientes, há um senso documental que prevalece sobre os valores da obra como puro entretenimento. Vale destacar também a alta qualidade de produção do estúdio Ealing e a presença sempre imponente de Jack Hawkins.

  • Adquira o filme em DVD diretamente na loja virtual da distribuidora “Classicline”, AQUI.

RECOMENDAMOS



Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here