Heróis de Malta (Malta Story – 1953)

O aviador britânico Peter Ross (Alec Guinness) está fazendo um mapeamento fotográfico aéreo para a RAF da ilha de Malta, importante ponto estratégico para os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante um dos ataques aéreos, Peter é obrigado a pousar na ilha, onde acaba conhecendo a jovem Maria Gonzar (Muriel Pavlow), por quem se apaixona.

É curioso ver Alec Guinness em um papel tão diferente em sua carreira, você percebe em certos momentos o desconforto dele, mas acaba funcionando, já que é atitude coerente para o personagem.

O diretor Brian Desmond Hurst não imprime identidade, o roteiro se perde na fraca subtrama romântica, mas é interessante a forma sóbria como o conflito é tratado, dedicando tempo à estratégia de combate e, ponto muito positivo, mostrando a guerra por todos os ângulos, não somente pela ótica dos militares. Ao contrário de boa parte dos projetos da época, não há interesse em tornar a batalha algo empolgante.

Alternando registros reais e reconstituições eficientes, há um senso documental que prevalece sobre os valores da obra como puro entretenimento. Vale destacar também a alta qualidade de produção do estúdio Ealing e a presença sempre imponente de Jack Hawkins.

  • Adquira o filme em DVD diretamente na loja virtual da distribuidora “Classicline”, AQUI.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui