A Netflix acaba de suprir uma lacuna importante em seu catálogo no Brasil, abraçando o período clássico dos filmes de artes marciais dos estúdios Shaw Brothers. Selecionei os oito melhores para uma maratona de ação insuperável. Boa sessão!
A Câmara 36 de Shaolin (Shao Lin San Shi Liu Fang – 1978)
Os inimigos da dinastia Ching, liderados por Ho Kuang-Han, estão secretamente instalados em Canton, disfarçados de mestres de artes-marciais. Durante um brutal ataque da dinastia Manchu, Lui consegue escapar e se concentrar em aprender artes-marciais buscando vingança. Em pouco tempo ele aprende mortais técnicos de golpes com seus punhos, pés e armas diversas (espadas, lanças e bastões). Com seu treinamento completo, Lui parte para a vingança contra a dinastia Manchu. Uma das produções mais celebradas dos Shaw Brothers.
Retorno à Câmara 36 (Shao Lin da Peng da Shi – 1980)
Chao Jen-Cheh é um falso monge shaolin, que engana os outros fingindo ser San Te (o invencível herói do filme original, “A Câmara 36 de Shaolin”). Quando seus amigos começam a ser explorados pelos novos administradores de uma fábrica de tecidos, Jen-Cheh ameaça os vilões como se fosse San Te, mas a farsa é descoberta. Humilhado, resta ao jovem ir ao Templo de Shaolin e aprender kung-fu com o verdadeiro San Te para vingar-se.
A Guilhotina Voadora (Xue di zi – 1975)
O exército do imperador desenvolve uma nova arma de guerra que permite eliminar os inimigos com eficiência a uma incrível distância. Ma Teng discorda dos métodos do exército e deserta para viver tranquilamente no campo, porém começa a ser perseguido pelo exército do imperador e precisa desenvolver um método para vencer a “guilhotina voadora”.
A Guilhotina Voadora 2 (Can ku da ci sha – 1978)
As terríveis Guilhotinas Voadoras estão de volta e agora mais mortais do que nunca. Para derrotar o sangrento Guarda-Chuva de aço criado pelo fugitivo Ma Teng e eliminar um bando de guerreiros rebeldes que planeja assassiná-lo, o imperador Yung cria uma nova versão ainda mais mortal das Guilhotinas Voadoras e treina um esquadrão de perigosas amazonas lideradas por Nan Lan, que secretamente também organiza uma conspiração para assassiná-lo.
Armas Lendárias da China (Shi ba ban wu yi – 1982)
Após a revolução dos “Boxers”, um oficial da corte da imperatriz ordena a um culto de lutadores espirituais que matem um membro traidor, Lui Gung, que está vivendo escondido.
Five Elements Ninjas (Ren Zhe Wu Di – 1982)
Sua escola foi destruída e seus colegas assassinados pelo supremo mestre ninja Cheng Yun e seus cinco Ninjas Elementares. Tsiau Chin Hau, decide que fará justiça e dá início assim à sua missão de vingança. Ele decide então estudar tudo sobre os ninjas e seus métodos assassinos de agir.
Os Cinco Venenos de Shaolin (Wu Du – 1978)
“O Clã do Veneno” é um grupo de cinco lutadores altamente treinados, com suas habilidades individuais baseadas na Centopéia, na Cobra, no Escorpião, no Lagarto e no Sapo. O velho mestre do clã, treina um último discípulo para cumprir uma difícil missão: verificar se algum membro do clã está usando suas habilidades para o mal e se for o caso, eliminá-lo. O grande problema é que eles foram treinados usando máscaras e ninguém, nem mesmo o velho mestre, conhece suas identidades. O melhor filme produzido pelos Shaw Brothers, que continua pisando firme na cultura popular mundial, tendo sido referenciado em “Kill Bill” (de Quentin Tarantino), com o grupo “Deadly Viper Assassination Squad” liderado pelo personagem de David Carradine.
Sword Masters: Two Champions of Shaolin (Shao Lin yu Wu Dang – 1980)
O chefe de Wu Tang envia seus homens, cada um dos quais recebe um símbolo para que eles possam reconhecer um ao outro. O maior é dado a Lee, a quem os outros devem obedecer.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…