Como fã da série, eu preparei anos atrás um guia com os melhores episódios (abraçando todas as vertentes, arcos de mitologia, “monstro da semana” e cômicos), para que eu não precisasse perder tempo considerável revendo as nove temporadas (agora, onze). Compartilho agora com você este facilitador, para que você possa se aventurar pelas tramas sem as “barrigas” e os episódios realmente desastrosos (quase todos nas temporadas finais).

“Arquivo X” foi criada por Chris Carter, inspirado pela clássica série “Além da Imaginação” e pelo filme “O Silêncio dos Inocentes”. O toque de gênio foi representar o embate entre fé no sobrenatural e ceticismo nas figuras dos protagonistas, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes do FBI que enfrentam todo tipo de ameaça, conspirações governamentais instigantes e monstros, acariciados pela química irresistível que já se mostra presente no episódio piloto.

A série foi exibida no Brasil inicialmente pela Rede Record (único ato louvável após a compra da emissora pelos estelionatários neopentecostais) e foi um fenômeno na época pré-internet entre jovens e adultos.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

PRIMEIRA TEMPORADA:

Episódio 1 – Pilot

A agente Dana Scully é instruída a desmascarar um projeto do FBI chamado “Arquivo X”, casos paranormais que foram reabertos pelo agente Fox Mulder.

Episódio 2 – Deep Throat

Mulder e Scully investigam o misterioso caso de um piloto de testes militar que desapareceu depois de experimentar um estranho comportamento psicótico.

Episódio 3 – Squeeze

Mulder e Scully procuram por um criminoso humanoide cuja sede de sangue ocorre a cada 30 anos.

Episódio 8 – Ice

Mulder e Scully são enviados para investigar quando uma equipe de geofísicos estacionados em um remoto posto avançado do Alasca é morta por uma forma de vida alienígena parasita. Roteiro inspirado em “O Enigma de Outro Mundo”, de John Carpenter.

Episódio 11 – Eve

Mulder e Scully procuram por duas meninas que desapareceram depois que seus pais foram eliminados de maneira idêntica.

Episódio 13 – Beyond the Sea

Scully acredita que as previsões de um preso no fim da vida são a única esperança no rapto de dois estudantes universitários.

Episódio 17 – E.B.E.

Mulder e Scully se tornam o foco de uma campanha de desinformação quando tentam traçar o transporte secreto do governo de uma forma de vida alienígena.

Episódio 20 – Darkness Falls

Um grupo de madeireiros trabalhando em uma floresta remota descobre milhares de criaturas mortíferas parecidas com insetos que paralisam e envolvem suas vítimas. Scully, Mulder e alguns outros acabam presos lá.

Episódio 21 – Tooms

Eugene Tooms, um criminoso sobrenatural que Mulder ajudou a encarcerar é libertado.

Episódio 24 – The Erlenmeyer Flask

Garganta Profunda indica a Mulder um caso criticamente importante envolvendo um fugitivo desaparecido e a clonagem de vírus extraterrestres.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

SEGUNDA TEMPORADA:

Episódio 1 – Little Green Men

Com o fechamento dos Arquivos X, Mulder viaja para Porto Rico com uma dica de seu mentor no Senado para descobrir o motivo por trás da reativação repentina de uma estação de comunicações remotas e muito parecidas com o SETI.

Episódio 2 – The Host

Mulder procura um organismo parasita humanoide que usa sistemas de esgoto como seu lar.

Episódio 5 – Duane Barry

Um ex-agente do FBI que alega ter sido sequestrado por alienígenas leva várias pessoas como reféns. Mulder concorda em ser o negociador.

Episódio 6 – Ascension

Mulder e o agente Krycek estão em uma corrida contra o tempo para encontrar e resgatar Scully, sequestrada, antes que o enlouquecido Duane Barry possa levá-la aos seus mestres alienígenas.

Episódio 8 – One Breath

O corpo comatoso de Scully é descoberto em um hospital local e sua vida está em risco. Quando o Sr. X mostra a Mulder o alto preço que ele teria que pagar se ele realmente quer justiça para Scully, Mulder deve escolher entre esperança e vingança.

Episódio 13 – Irresistible

Scully e Mulder caçam um fetichista que coleciona pedaços dos corpos de suas vítimas.

Episódio 14 – Die Hand Die Verletzt

Os agentes investigam um assassinato em uma pequena cidade povoada por adoradores do diabo.

Episódio 16 – Colony

Quando alguém envia obituários para os agentes mostrando três homens separados, mas idênticos, aparentemente mortos, as coisas tomam um rumo inesperado.

Episódio 17 – End Game

Mulder é forçado a fazer uma escolha impossível, quando o caçador de recompensas alienígena lhe dá um ultimato: a vida de Scully pela de Samantha.

Episódio 20 – Humbug

Os agentes procuram por um criminoso em uma cidade da Flórida habitada por artistas de circo exóticos.

Episódio 25 – Anasazi

Mulder recebe um disco de computador criptografado contendo os arquivos secretos do departamento de defesa sobre vida extraterrestre e se torna um alvo. Scully leva-o para uma família navajo que desenterrou um segredo para decifrar o disco.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

TERCEIRA TEMPORADA:

Episódio 1 – The Blessing Way

Uma furiosa perseguição ao agente Mulder está em andamento e, mais importante, o governo quer a fita de dados que ele carregava. Scully, contra todas as probabilidades, procura descobrir seu paradeiro, persistindo em dizer que ele está vivo quando todos os outros negam a possibilidade.

Episódio 2 – Paper Clip

Enquanto um esquadrão do governo se aproxima dos agentes, Mulder procura pistas sobre o envolvimento de seu pai em um projeto secreto.

Episódio 4 – Clyde Bruckman’s Final Repose

Um velho rabugento com poderes psíquicos que lhe mostram como alguém vai ser eliminado, ajuda os agentes na busca por um criminoso maluco que ataca médiuns. Ele também revela misteriosamente a Mulder e Scully seus próprios destinos finais.

Episódio 9 – Nisei

Um vídeo de “autópsia alienígena” e um crime fatal provocam a busca de Mulder por uma estranha criatura. Scully procura informações sobre o desaparecimento dela.

Episódio 10 – 731

Mulder fica preso a bordo de um trem equipado com um dispositivo explosivo. Scully procura a verdade por trás dos experimentos secretos do governo.

Episódio 15 – Piper Maru

Os agentes investigam o mistério em torno de uma aeronave afundada na Segunda Guerra Mundial. O conceito do óleo negro foi a base para o roteiro de “Arquivo X – O Filme”.

Episódio 16 – Apocrypha

Mulder descobre pistas sobre um encobrimento envolvendo uma entidade alienígena e uma aeronave afundada na Segunda Guerra Mundial. Scully persegue o homem que eliminou sua irmã.

Episódio 17 – Pusher

Um criminoso aparentemente sem motivos, que pode convencer suas vítimas a decidirem terminar com a própria existência, está à solta.

Episódio 20 – Jose Chung’s ‘From Outer Space’

Scully relata a investigação de um suposto encontro UFO para o mais recente romance do famoso escritor Jose Chung. O caso dá um significado totalmente novo ao termo “efeito Rashomon”.

Episódio 24 – Talitha Cumi

Depois que sua mãe sofre um derrame em circunstâncias estranhas, Mulder procura por um alienígena estranho e benevolente que possui poderes curativos milagrosos.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

QUARTA TEMPORADA:

Episódio 1 – Herrenvolk

Com sua mãe no leito final e o caçador de recompensas alienígenas em perseguição, Mulder decide colocar o curandeiro alienígena em perigo mortal para ter uma chance de finalmente descobrir toda a verdade por trás da conspiração alienígena.

Episódio 2 – Home

Os agentes encontram uma família de irmãos inatos, parecidos com animais, que vivem em uma fazenda em uma seção remota da Pensilvânia.

Episódio 8 – Tunguska

Uma dica de Krycek leva Mulder a um gulag em Tunguska, na Rússia, onde prisioneiros estão sendo usados ​​para experimentos com o vírus alienígena do óleo negro. Enquanto isto, o colega de Scully está infectado com o mesmo vírus que estava adormecido em um meteorito.

Episódio 9 – Terma

Mulder tenta impedir que um super soldado russo destrua o local na América do Norte onde o vírus do óleo negro pode ser escavado. Scully é presa depois que ela se recusa a revelar o paradeiro de Mulder em uma audiência do subcomitê do Senado.

Episódio 10 – Paper Hearts

Um serial killer encarcerado afirma que a irmã de Mulder foi uma de suas muitas vítimas.

Episódio 14 – Memento Mori

Scully descobre estar com um câncer inoperável. Enquanto isto, Mulder e os Pistoleiros Solitários invadem um laboratório de pesquisa de alta segurança para encontrar a cura que poderia salvar sua vida.

Episódio 20 – Small Potatoes

Cinco mulheres não relacionadas em uma pequena cidade dão à luz bebês com pequenas caudas. O principal suspeito é um homem que pode mudar sua forma.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

QUINTA TEMPORADA:

Episódio 4 – Detour

Os agentes Mulder e Scully investigam o desaparecimento de várias pessoas e as alegações de um menino de que ele foi atacado por uma criatura invisível.

Episódio 5 – The Post-Modern Prometheus

Nesta versão surreal e cômica de Frankenstein, Mulder e Scully chegam a uma pequena cidade rural para investigar as alegações de um monstro obcecado por Cher que está sedando e engravidando as mulheres locais.

Episódio 12 – Bad Blood

Scully e Mulder contam sua versão dos eventos que levaram Mulder a fincar uma estaca no coração de um adolescente do Texas que ele afirma ser um vampiro.

Episódio 18 – The Pine Bluff Variant

Mulder se disfarça para se infiltrar em um grupo de milícia armado com um patógeno mortal e procurado por terrorismo doméstico. Scully fica desconfiada quando Mulder deixa um suspeito escapar, mas ela descobre que sua designação pode ser uma missão sem chance de vitória.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

SEXTA TEMPORADA:

Episódio 2 – Drive

Um homem atormentado por um som penetrante que pode fazer sua cabeça explodir, a menos que ele siga para o oeste o mais rápido possível, leva Mulder como refém para levá-lo, enquanto Scully se apressa para encontrar a causa desta aflição que também eliminou a esposa do homem.

Episódio 3 – Triangle

Mulder embarca no naufrágio de um lendário navio da Segunda Guerra Mundial que apareceu de repente no Triângulo das Bermudas. O navio acaba por ser um portal do tempo. Agora, Scully deve usar toda a sua inteligência para tentar convencer o FBI a ajudá-la a salvá-lo.

Episódio 14 – Monday

Uma mulher tenta desesperadamente mudar o resultado dos acontecimentos de um dia em que é obrigada a reviver várias vezes, em que seu namorado explode uma bomba durante um assalto a banco, eliminando todos dentro, incluindo Mulder e Scully.

Episódio 18 – Milagro

Um estranho escritor apaixonado por Scully entra na porta ao lado de Mulder e começa a enfeitiçá-la lentamente através de sua escrita. Mulder investiga o homem e percebe que ele pode estar por trás de uma série de crimes envolvendo cirurgia psíquica.

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

SÉTIMA TEMPORADA:

Episódio 10 – Sein und Zeit

O estranho desaparecimento de uma menina leva Mulder a fazer conexões com casos inexplicáveis ​​de crianças desaparecidas. Scully acredita que ele está ficando obcecado com o caso associando-o ao sequestro de sua irmã.

Episódio 11 – Closure

Com a ajuda de um paranormal da polícia, Mulder continua a procurar pistas sobre o rapto de Samantha e, finalmente, encontra as respostas muito procuradas sobre seu destino.

***

A série teve sérios problemas nas temporadas 8 e 9, perdeu a identidade e grande parte do carisma. Após 14 longos anos, Chris Carter, David Duchovny e Gillian Anderson voltaram para duas novas temporadas de qualidade regular, mas com dois episódios sensacionais, no mesmo nível de brilhantismo dos anos iniciais. Como uma banda de sucesso que retorna meio fora de forma décadas depois do fim, apenas para agradecer o carinho dos fãs e entregar mais algumas belas canções.

***

devotudoaocinema.com.br - Os 50 melhores episódios da série "Arquivo X" (1993-2018), na STAR PLUS

DÉCIMA TEMPORADA:

Episódio 3 – Mulder & Scully Meet the Were-Monster

Mulder questiona sua fé no inexplicável. Ele tenta reunir provas da existência da nova criatura que ele e Scully investigam antes de tirar conclusões precipitadas.

DÉCIMA PRIMEIRA TEMPORADA:

Episódio 4 – The Lost Art of Forehead Sweat

Explorando a ideia do “Efeito Mandela”, em que grandes grupos de pessoas se lembram de uma história alternativa, Mulder e Scully descobrem como os Arquivos X podem realmente ter se originado.

***

A verdade está lá fora…



Viva você também este sonho...

4 COMENTÁRIOS

  1. Não esqueçamos de que o mesmo produtor Chris Carter produziu a serie extraordinária “millennium” que revela muita estética filosofal-metafisica

  2. Sempre gostei de séries de ficção científica. Porém quando assistir Arquivo X, minha noção de série boa mudou. O seriado é uma mistura de dois personagens com pensamentos antagônicos e que apoia um ao outro mesmo quando estão discordando. O ceticismo de Scully e o “eu quero acreditar” de Mulder é a personificação do embate que existe em nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui