Selecionei 4 pérolas do cinema infantil de várias épocas que emocionam sobremaneira o público adulto. Excelentes opções para sessões em família.

devotudoaocinema.com.br - Quem segura a emoção? 4 filmes para criança que fazem qualquer adulto ir às lágrimas

Viva – A Vida é Uma Festa (Coco – 2017)

O menino cresceu escutando estas histórias fundamentadas na amargura e na incompreensão, mas seu espírito se recusa a ser dominado por impulsos baixos, ele enxerga fissuras no muro de lamentação que seus pais construíram em sua vida, a identificação com o ídolo é a luz que invade pela fresta, o estímulo que aquece e conforta. O valor da memória, leitmotiv do filme, é simbolizado pelo respeito com que a criança trata o artista que já havia falecido antes de seu nascimento. Ele irá contar com a ajuda de Hector (Gael García Bernal/Leandro Luna), um desajeitado esqueleto que sonha conseguir visitar a terra dos vivos.

A catarse emocional dos últimos dez minutos é profundamente impactante porque representa a celebração de valores humanos que, especialmente nos tempos em que vivemos, parecem ter sido abandonados. O amor transcende a presença física, não faz sentido temer e lutar contra o inevitável, o verdadeiro malefício envolve o ato de esquecer. As lembranças ternas são (literalmente na trama) a ponte que une o tangível possível e a eternidade que só ganha valor exatamente por ser desafiada pela finitude.

Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka – 1988)

Uma trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito, vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar. Obra-prima do saudoso diretor Isao Takahata.

Meu Melhor Companheiro (The Old Yeller – 1957)

A história se passa por volta de 1860, no Texas. Um pequeno garoto não quer nada com o cão que ele encontrou, mas “Old Yeller” prova que é um ótimo amigo, protegendo a sua família e salvando a sua vida. Rapidamente, eles se tornam companheiros inseparáveis, dividindo momentos de alegria, experiências e lições de vida sobre como crescer.

Dumbo (1941)

Dumbo é um bebê elefante que nasceu com orelhas enormes e com a ajuda de Timóteo, um simpático ratinho, vai se transformar na principal atração de um circo. Usando suas orelhas, ele faz o que nenhum outro elefante conseguiu: voar! Se você não chorar neste filme, há grandes chances de que você não esteja vivo.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui