O diretor e roteirista Paul Schrader, conhecido por “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, criticou duramente o cenário atual da indústria cinematográfica. Segundo ele, o público recente é culpado pela falta de “filmes sérios”.

Schrader deu uma entrevista durante o BAFTA Screenwriters Series em Londres esta semana. “Algumas pessoas falam da década de 70 como um bom período para o cinema americano. De fato, foi um bom período, mas não porque haviam diretores mais talentosos. Hoje temos muitos diretores talentosos. O que tínhamos era um público melhor… Quando as pessoas levavam filmes a sério, era fácil fazer filmes sérios. Quando não levam a sério, fica mais difícil. Hoje o público não leva os filmes a sério. Não são os cineastas que estão decepcionando, é o público que está nos decepcionando” disse o diretor.

E eu concordo plenamente. Como sempre digo, a situação atual artisticamente rasa, no cinema e na música, no Brasil e no mundo, é um reflexo cristalino da apatia existencial da sociedade. Hoje, 2018, o lucrativo em Hollywood é apostar em super-heróis, simbolizando infantilização comportamental. O público-alvo é o adolescente, os adultos preferem ficar em casa, os roteiros das séries televisivas se mostram mais intelectualmente instigantes. Da mesma forma que a música brasileira teve seu auge criativo no período de maior repressão, o cinema parece ter mais a dizer quando é desafiado, quando é tolhido. O conforto não é um aliado criativo generoso.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui