Leptirica (1973)

Strahinja (Petar Božović) é um jovem que luta pela mão da garota que ama, Radojka (belíssima Mirjana Nikolić), mas enfrenta a superproteção do pai dela, o ciumento e enigmático Živan (Slobodan Perović). Enquanto isto, no pobre vilarejo, ataques noturnos frequentes de um ser sobrenatural apavoram um pequeno grupo de trabalhadores.

“Leptirica” (tradução: A Mariposa), este telefilme iugoslavo dirigido por Đorđe Kadijević, pioneiro sérvio no gênero, baseado em um clássico conto vampiresco de Milovan Glišić (publicado dezessete anos antes do “Drácula” de Bram Stoker), vendido pela imprensa à época como o projeto que causou a morte de um telespectador por puro medo, segue praticamente desconhecido no Brasil, tremenda injustiça que um rápido garimpo na internet hoje em dia pode desfazer.

A necessária atmosfera onírica/folclórica é estabelecida com facilidade, mas o ritmo é bastante irregular nos primeiros trinta minutos. Algumas tentativas de alívio cômico são desajeitadas, outras conseguem ser muito eficientes, como a sequência em que os trabalhadores do vilarejo procuram informações sobre o mal que assola a região com uma anciã que possui sérios problemas auditivos. 

Vale destacar o design de som que insere arrepiantes gritos de corujas para intensificar sensorialmente a ameaça.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui