A diretora belga Agnès Varda, conhecida por seu trabalho em filmes como “Cléo das 5 às 7”, “As Duas Faces da Felicidade” e “Os Renegados”, morreu aos 90 anos na madrugada desta sexta-feira, dia 29, de acordo com confirmação da sua família. A diretora sofria de câncer de mama.

Varda é conhecida como uma pioneira da Nouvelle Vague, que inspirou nomes como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Ela foi homenageada com o Oscar honorário em 2017, se tornando a primeira diretora mulher a receber a honra.

Ela também foi indicada ao Oscar em 2018 pelo documentário “Visages Villages”, sobre sua jornada pelo interior da França, ao lado do artista JR, para fazer retratos e colher histórias de moradores de vilarejos.

A cineasta era figura frequente no Festival de Cannes, onde apresentou mais de uma dúzia de filmes entre 1958 e 2018. Ela participou duas vezes do júri da mostra e ganhou uma Palma de Ouro em 2015, pelo conjunto da obra.

Seu trabalho mais recente foi a série em documentário “Varda par Agnès”, que a mostra discutindo sua obra diante de um público ao vivo.

Ao promover o filme no Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro deste ano, ela não descartou fazer mais filmes. Disse que poderia não trabalhar até os 102 anos de idade. “Mas até agora tudo bem”, falou na ocasião.

Que seu legado artístico siga inspirando as novas gerações. Que nunca nos esqueçamos…



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui