devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

Há uma quinta dimensão, além daquilo que é conhecido pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão atemporal quanto o infinito. É o meio termo entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição, e situa-se entre o abismo dos medos do homem e o ápice de seu conhecimento. Este é o terreno da imaginação. É uma área que chamamos de A Zona do Crepúsculo.

A criação eterna do escritor/roteirista Rod Serling segue eficiente, apesar de todos os avanços tecnológicos das últimas décadas, exatamente porque ela não se apoiava na estética, diferente de praticamente todas as séries similares de ficção científica. O foco estava na qualidade dos roteiros, histórias fechadas que abraçavam diversas vertentes, de Kafka a alienígenas, do insólito ao aterrorizante, com finais que invariavelmente traziam reviravoltas muito criativas, ideias tão boas que frequentemente inspiravam filmes, séries, quadrinhos e livros posteriores, ainda que nem todos oficialmente acusassem a referência.

Grandes nomes passaram por esta escola, Robert Duvall, William Shatner, Dennis Hopper, Robert Redford, Burgess Meredith, Martin Landau, John Carradine, Roddy McDowall, Buster Keaton, Agnes Moorehead, Donald Pleasence, Mickey Rooney, Ida Lupino, os diretores Richard Donner, Don Siegel, Jacques Tourneur, além dos medalhões da literatura sci-fi nos roteiros, como Richard Matheson e Ray Bradbury.

A concepção da série veio da intensa frustração de Serling com a censura que havia na televisão, o auge do odioso macarthismo, ele percebeu que utilizando o terreno da ficção científica, com suas ilimitadas possibilidades, conseguiria tocar em todos os temas espinhosos sem interferência dos executivos.

Cotação: devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

Após rever a série completa, selecionei os 30 melhores episódios, aqueles em que há equilíbrio perfeito entre o conceito e a execução.

devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

PRIMEIRA TEMPORADA:

Episódio 1 – Where is Everybody?

Um homem se encontra em uma cidade estranhamente desprovida de pessoas, sem lembrança de quem é e de como foi parar lá.

Episódio 4 – Sixteen Milimeter Shrine

Uma antiga estrela de cinema vive e sonha no passado, constantemente assistindo aos seus filmes sozinha em um quarto.

Episódio 5 – Walking Distance

Homem retorna à sua cidade natal e logo percebe que voltou 25 anos no tempo, à sua época de criança.

Episódio 6 – Escape Clause

Um hipocondríaco vende a sua alma ao diabo em troca de um milhão de anos de imortalidade e indestrutibilidade.

Episódio 7 – The Lonely

Um homem abandonado em um asteroide depois de condenado por um crime recebe de presente um robô que se parece com uma mulher de verdade.

Episódio 8 – Time Enough at Last

Um caixa de banco anseia por tempo a sós para ler livros, e consegue o seu desejo…

Episódio 15 – I Shot an Arrow into the Air

Um foguete tripulado por oito astronautas cai em um asteroide. Infelizmente, os quatro sobreviventes do acidente se vêem com um suprimento de água limitado para mantê-los vivos.

Episódio 16 – The Hitch-Hiker

Sozinha em uma viagem de carro pelo país, uma mulher fica desesperada ao ver o mesmo estranho homem pedindo carona em todo lugar na estrada.

Episódio 22 – The Monsters are Due on Maple Street

Os moradores de Maple Street ficam paranoicos quando passam a acreditar que monstros vindos do espaço invadiram a vizinhança.

Episódio 30 – A Stop at Willoughby

Indo para casa de trem um dia, um homem adormece e sonha que está em 1880, entrando em uma cidadezinha chamada Willoughby.

Episódio 34 – The After Hours

Mulher é mal atendida por estranha atendente em um andar da loja de departamentos, intrigando os vendedores, que sabem que o andar está vazio.

devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

SEGUNDA TEMPORADA:

Episódio 42 – The Eye of The Beholder

Uma mulher deformada aguarda num leito de hospital o resultado de um procedimento cirúrgico experimental realizado pelo Estado como última tentativa de corrigir seu rosto.

Episódio 43 – Nick of Time

Homem recém-casado para na lanchonete de uma cidade pequena com a sua esposa e fica obcecado com uma máquina de adivinhações que parece realmente prever o futuro.

Episódio 51 – The Invaders

Idosa mulher solitária encontra um OVNI e dois minúsculos alienígenas hostis no sótão de sua casa.

Episódio 53 – Twenty-Two

Mulher tem pesadelos recorrentes com o quarto 22 de um hospital – o necrotério.

Episódio 54 – The Odyssey of Flight 33

Avião comercial misteriosamente viaja de volta no tempo.

Episódio 58 – Long Distance Call

Menino descobre que pode se comunicar com sua falecida avó por meio de um telefone de brinquedo.

Episódio 62 – Shadow Play

Um homem tenta convencer aqueles que o estão sentenciando à morte de que eles não passam de personagens de um pesadelo recorrente seu em que ele sempre termina condenado à morte.

Episódio 65 – The Obsolete Man

Em um futuro em que a religião e os livros foram banidos pelo Estado, um bibliotecário é julgado obsoleto e sentenciado à morte.

devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

TERCEIRA TEMPORADA:

Episódio 70 – A Game of Pool

Campeão de sinuca retorna dos mortos para um último desafio.

Episódio 73 – It’s a Good Life

Menino de seis anos controla uma cidadezinha inteira com seu poder de ler mentes e de fazer as pessoas realizarem as suas vontades.

  • O episódio entrou na lista da “TV Guide”, como um dos 100 melhores episódios de séries de todos os tempos. 

Episódio 79 – Five Characters in Search of an Exit

Um major do exército, um palhaço, uma bailarina, um tocador de gaita de foles e um vagabundo se vêem presos em um enorme cilindro, sem fazerem ideia de quem são e de como foram parar lá.

Episódio 89 – To Serve Man

Os Kanamitas, uma raça de alienígenas de três metros de altura, chegam a Terra para promover a paz e trazer tecnologia aos homens.

  • O episódio entrou na lista da “TV Guide”, como um dos 100 melhores episódios de séries de todos os tempos.

Episódio 96 – The Trade-Ins

Casal de velhos procura a New Life Corporation na esperança de transportar suas personalidades para corpos jovens artificiais.

devotudoaocinema.com.br - Os 30 melhores episódios da clássica série "Além da Imaginação" (1959-1964)

QUINTA TEMPORADA:

Episódio 121 – In Praise of Pip

Bookmaker alcoólatra se arrepende por não ter sido um pai melhor para o seu filho, Pip, ferido severamente no Vietnã do Sul. Uma visita a um parque de diversões dá aos dois uma segunda chance.

Episódio 123 – Nightmare at 20,000 Feet

Homem fica convencido de que há uma criatura na asa do avião em que ele se encontra.

Episódio 126 – Living Doll

Homem fica aborrecido quando sua esposa compra uma boneca cara para sua filha, e fica mais descontente ainda quando a boneca lhe diz que não gosta dele!

Episódio 127 – The Old Man in the Cave

Em um lugar pós-apocalíptico, a sobrevivência de seus habitantes depende do conselho de um misterioso velho que mora em uma caverna próxima. Porém, essa dependência é testada quando um grupo de soldados invade a cidade.

Episódio 137 – Number 12 Looks Just Like You

Em um futuro onde as pessoas devem se submeter a uma operação aos 19 anos para ficarem idênticos a todos os outros, uma menina tenta desesperadamente agarrar-se à sua própria identidade.

Episódio 145 – The Masks

Velho moribundo exige que sua família use estranhas máscaras em uma noite de carnaval.



Viva você também este sonho...

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal! Amo essa série, desde criança, e seus comentários me ajudaram a identificar os episódios que gostava, mas não sabia o nome e nem a qual temporada pertenciam.
    Obrigada!

  2. Sou fã dessa série. Um episódio achei extraordinário e me surpreendi ao não encontrá-lo na lista. É a história de uma mulher fina que é presa e maltratada pelas outras presas. Um dia, vê um caixão sair do presídio. Uma presa havia falecida e estava sendo removida para fora do presídio. Fica amiga do coveiro e combina que no próximo enterro ela vai se esconder no caixão e depois o coveiro a libertaria. Dias depois, ela vê outro caixão e corre pra se esconder dentro dele. Passa um tempo e nada do coveiro vir liberta-la. Suando horrores ela acende um fósforo dentro do caixão e quem havia morrido era o próprio coveiro. Acho demais esse. Mas gosto é gosto. Importante é que a série era espetacular. Tinha vários episódios gravados nas antigas fitas dos video cassetes antigos. Abs

  3. Tenho muita vontade de assistir novamente , acho que assisti todos os episódios naquela epoca. como faço para ter acesso ou alugar todos os filmes.
    Grato

  4. Adoro essa serie! Nos USA sempre passa maratona no canal Syfy. Muitos episodios serviram de base para filmes de sucesso. Poltergeister por exemplo e praticamente igual a um episodio. O mesmo se passando com um episodio sobre uma boneca com Telly Savallas. Dei uma olhada geral e gosto daquele episodio que liberam o demonio e outro onde a Elizabeth Montgomery e o Charles Bronson sao o ultimo casal na terra.

  5. Série extraordinária. Tento achar desesperadamente um episódio em que uma turma de pessoas “sem rostos” arrumam as cenas seguintes da nossa vida e, eventualmente, se esquecem de colocar alguns objetos nos lugares. Por isso que, de vez em quando, só achamos quando procuramos uma segunda vez, pois as “pessoas sem face” recolocam nos lugares certos. Me ajude!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui