O Amante (L’amant – 1992)

Uma bela adaptação da obra autobiográfica de Marguerite Duras, dirigida com elegância por Jean-Jacques Annaud, criticada por muitos, na época da estreia, por suas cenas mais românticas. Uma grande bobagem, uma demonstração de imaturidade que ignorou as várias questões discutidas na trama, como preconceito social e racial, e, por conseguinte, os malefícios da vergonha e do sentimento de culpa na relação que se estabelece entre uma adolescente francesa e um adulto chinês, algo considerado proibido pelas tradições da sociedade em 1929.

O recurso da narração, que nos apresenta o ponto de vista da escritora no crepúsculo de sua vida, com o rosto castigado pelo tempo, como a própria afirma, potencializa o lirismo por trás de cada evento resgatado, sendo realçado pela fotografia hipnótica de Robert Fraisse. A voz de Jeanne Moreau transmite, em cada frase enigmática, o ardor da saudade de algo que não se define, uma sombra à espreita no reflexo de um espelho cujo vidro já se estilhaçou, um passado que se esvai mais a cada novo despertar.

Ela lembra com humor o chapéu fedora masculino que se recusava a tirar em seus passeios, o símbolo do receio de aceitar sua feminilidade, as mudanças radicais em seu corpo, o nascimento de um desejo que ela não compreende, e, por este motivo, teme.

devotudoaocinema.com.br - "O Amante", de Jean-Jacques Annaud, na HBO MAX

Aos dezessete anos, ainda tropeçando em seu salto alto, a menina, vivida pela linda Jane March, sente que está atraindo os olhares masculinos, porém, ela se surpreende ao perceber que o adulto que a corteja, o chinês vivido por Tony Leung, treme de nervoso ao oferecer um cigarro, uma tentativa desajeitada de estabelecer contato. É o primeiro toque sutil que evidencia a fraqueza mental, moral e física, do personagem, alguém que tem tudo o que o dinheiro pode comprar, mas, com certeza, daria a vida para escutar uma declaração sincera de amor.

No carro dele, enquanto sua voz preenche o ambiente com vãs palavras, a garota se mantém com os braços cruzados, demonstrando sua insegurança, defendendo-se do desconhecido monstro interno que luta para desbravar aquele oceano de dúvidas. É então que, aproveitando a conveniência de um chacoalhar do carro, ao atravessar uma ponte, os dois, num ato consciente, desprendem-se do medo e deixam as mãos soltas, como que convidando o carinho do outro.

Com todas as cenas românticas, tão comentadas à época, considero que o momento mais provocante ocorre exatamente nesta cena em que ambos estão vestidos: o toque suave dos dedos mínimos, seguido pela reação nos rostos dos dois. Você consegue sentir o torpor do desejo brotar nos lânguidos olhos da menina, ao ter sua mão acariciada gentilmente pelo homem. Ela fecha os olhos, tentando reter aquela descoberta fascinante.

Na cama do quarto secreto, onde o casal vivencia plenamente a experiência do prazer longe do controle que a sociedade impõe, ela pede para que ele a trate como uma mulher qualquer. A sua primeira ação é retirar o chapéu, símbolo do medo de abraçar sua feminilidade, ela não quer ser tratada como criança, mas sim, tocada generosamente, despida, entregando seu mistério, suas dúvidas, a essência da mulher que ela quer ser. Ele, num súbito acesso de inteligência emocional, sinaliza o erro da ação, a grande diferença de idade.

A menina então toma o controle, assume a responsabilidade, percebendo que tem mais a ensinar do que a aprender, direcionando a mão trêmula dele. O adulto se torna a criança, amedrontado e inseguro.

devotudoaocinema.com.br - "O Amante", de Jean-Jacques Annaud, na HBO MAX

Após a relação, ele busca escutar uma declaração de amor. Ela está mais interessada nas plantas sem vida do quarto. Marguerite Duras tinha, por hábito, conservar flores sem vida em vasilhas por toda a sua casa, como forma de se manter consciente da inescapável finitude. Este leitmotiv visual se repete em momentos chave, contendo um significado profundo.

Ela, após o ato no chão do quarto, decide regar as plantas. Após o casamento dele com uma chinesa, respeitando a tradição, a menina retorna ao local, vazio, e, mesmo sabendo que o calor dos seus corpos não irá mais perturbar o silêncio do local, ela decide regar as plantas. Qual a razão de regar uma última vez, sabendo que o quarto ficará abandonado e que as plantas irão desaparecer?

A resposta é dada na cena final, que mostra a escritora, já bem mais velha, informando que o homem, mesmo depois de vários anos, tendo experimentado relações com outras mulheres, já com filhos, ligou para ela apenas para dizer que ainda a amava, e que iria amar pelo resto de sua vida.

A mulher sabe que, apesar da fragilidade do corpo e da inexorabilidade do tempo, as plantas devem ser regadas, a esperança deve ser mantida. O próprio ato da revelação literária desta relação antiga, uma prova incontestável de que, assim como ele, a mulher continua sentindo o arrepio na pele, causado por aqueles estímulos compartilhados naquele passeio de carro, uma manhã que luta para manter na lembrança.

Uma chama interna que necessita ser regada continuamente, a declaração de amor que o homem sonhava escutar e, que, provavelmente, faleceu acreditando que não merecia receber.

Trilha sonora composta por Gabriel Yared:



Viva você também este sonho...

11 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, como sua redação é envolvente, ouso dizer sedutora. Não tenho como escapar. Se leio sua crítica tenho que assistir ao filme. Grata, amore!

    • Grato demais pelo carinho com o meu trabalho, Janine. É raro encontrar quem valorize a palavra escrita neste país, espero contar sempre contigo.
      Bjão!!

  2. A crítica mais sensível e aguda que já li sobre O Amante. As cenas mais tocantes, os pontos altos da sensibilidade e ao mesmo tempo o retrato bem feito da sociedade da época. Parabéns. Esse filme me marcou.

  3. Já vi o filme o Amante, vou ver novamente depois que li o que escreveu. Com tanto tato, li tudo com avidez, com certeza verei novamente com outros olhos.
    Quem consegue passar tantas emoções e sentimentos em um texto, é um ser único.
    Amo ler.
    Vou ver o outro filme.

  4. Foi uma delícia rever o filme por suas linhas!
    Fiquei com vontade de fuçar seus textos pra encontrar meus filmes favoritos para um bis.
    Grata surpresa te encontrar!

    • Grato demais pelo carinho com o meu trabalho, Marie. Ficarei feliz se você fuçar os textos, já são 13 anos atuando profissionalmente como crítico, então, terá bastante material (rs). Conto contigo. Bjão!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui