Faroeste Spaghetti – “A Morte Anda a Cavalo”, “Quando os Brutos se Defrontam”, “Réquiem para Matar” e “Chuck Mull”

0

A Morte Anda a Cavalo (Da Uomo a Uomo / Death Rides a Horse – 1967)

Um jovem deseja se vingar dos bandidos que mataram sua família quando era menino e, para isso, se alia a um veterano fora-da-lei. Impressionante faroeste de vingança com uma trilha memorável de Ennio Morricone.

Um faroeste gótico bastante popular, justo sucesso de bilheteria à época, dirigido por Giulio Petroni e roteirizado pelo grande Luciano Vincenzoni, de “Por uns Dólares a Mais” (que, por sinal, é tematicamente similar) e “Três Homens em Conflito”, com diálogos de ironia afiada, um dos momentos mais inspirados de Lee Van Cleef e uma utilização brutal do leitmotiv da vingança. O ritmo seguro, mérito inegável, com ótimas reviravoltas, remete ao senso de urgência dos melhores trabalhos no gênero de Howard Hawks, com sequências de ação que inteligentemente evitam a estilização excessiva, usual em seus similares.

MV5BZTljMDQ3MTctNjRhMi00MGMyLWI1NjEtNmUxYmRjODUwNzFhXkEyXkFqcGdeQXVyNTE1MTU0Mzc@. V1  - Faroeste Spaghetti - "A Morte Anda a Cavalo", "Quando os Brutos se Defrontam", "Réquiem para Matar" e "Chuck Mull"

Quando os Brutos se Defrontam (Faccia a Faccia – 1967)

Um professor de História convalescente conhece um pistoleiro foragido, que o fascina e o inspira a fazer parte de seu bando de foras-da-lei. Obra-prima de Sergio Sollima.

Obra-prima de Sergio Sollima, logo após o excelente “O Dia da Desforra”, que estuda o impacto da violência e, mais que isto, analisa em sua alegoria como o indivíduo comum, no caso, o intelectual vivido por Gian Maria Volonté, pode modificar radicalmente suas atitudes e crenças éticas/morais quando se depara com condições extremas. A efervescente essência política, tradicional nos trabalhos do diretor, ajudou a atrair a atenção dos críticos da época, elevando o gênero, infelizmente vítima de preconceito, às discussões que eram reservadas aos dramas densos.

rec 7 - Faroeste Spaghetti - "A Morte Anda a Cavalo", "Quando os Brutos se Defrontam", "Réquiem para Matar" e "Chuck Mull"

Réquiem para Matar (Requiescant – 1967)

O filho de um rebelde mexicano é adotado por um pastor. Anos depois, já adulto, ele chega a um vilarejo que está sob o controle cruel de um ex-oficial confederado. Faroeste spaghetti original com participação do cineasta Pier Paolo Pasolini.

O competente e respeitado diretor Carlo Lizzani, de pérolas como “A Rebelde”, entregou em “Réquiem para Matar” um produto verdadeiramente único no gênero, debruçado generosamente em temas politicamente caros ao realizador, defensor da ideologia marxista, como preconceito racial e luta de classes, utilizando o faroeste como moldura para driblar a censura. Vale destacar a ótima trilha sonora de Riz Ortolani, que capta a essência de desconstrução proposta desde os primeiros momentos da trama.

00242604 - Faroeste Spaghetti - "A Morte Anda a Cavalo", "Quando os Brutos se Defrontam", "Réquiem para Matar" e "Chuck Mull"

Chuck Mull – O Homem da Vingança (Ciakmull – L’uomo della Vendetta – 1970)

Amnésico foge da prisão com outros três companheiros, chegando à sua cidade natal, para descobrir a verdade sobre seu passado. Lá se envolve numa violenta briga pelo poder. Pérola do faroeste spaghetti com sensacional trilha de Riz Ortolani.

Enzo Barboni, até então um competente diretor de fotografia, estreia no comando desta obscura produção, com o desafio de dar sentido à colcha de retalhos do produtor Manolo Bolognini, entrando no lugar de Ferdinando Baldi. Barboni não teve muita liberdade criativa, logo, o resultado é eficiente, mas longe do brilhantismo dos anos futuros. Ele viria a firmar os pés no terreno do faroeste spaghetti cômico logo depois com “Trinity é o Meu Nome”.

Adquira o DVD lançado pela distribuidora Versátil:

https://www.versatilhv.com.br/produto/283811/faroeste-spaghetti-vol-2-edicao-limitada-com-4-cards-digistack-com-2-dvds

18033129 - Faroeste Spaghetti - "A Morte Anda a Cavalo", "Quando os Brutos se Defrontam", "Réquiem para Matar" e "Chuck Mull"

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here