“Married… With Children”, também conhecida no Brasil como “Um Amor de Família”, é a minha sitcom favorita, um conceito corajoso que chocou a televisão norte-americana, ofendeu críticos, abalando as estruturas do estúpido politicamente correto, e que segue eficiente, charmosa, passando gloriosamente no árduo teste do tempo.

É preciso analisar o contexto, na época de sua estreia, as tradicionais famílias dedicavam horas de lazer inofensivo em seus televisores, os seriados cômicos eram comportados, doces, sempre com mensagens inspiradoras, enaltecendo valores, transmitindo mundialmente o “American way of life“.

Os personagens destes programas esbanjavam tolerância, os pais de “comercial de margarina” respeitavam seus filhos, que se davam muito bem. Qualquer conflito era resolvido ao final do episódio com o poder do amor. Ron Leavitt e Michael G. Moye enxergaram neste panorama uma possibilidade de ouro, eles prepararam o roteiro de um piloto que chutava sem dó esta linda mesa de jantar com velas e pétalas de rosa, com situações absurdas, humor ácido e um adorável mau gosto.

O vendedor de sapatos Al Bundy (Ed O’Neill), casado com a preguiçosa Peggy (Katey Sagal), deseja apenas chegar do trabalho, não ser importunado pelo cão Buck, ligar sua televisão e esquecer, por alguns minutos, que destruiu suas oportunidades na vida quando aceitou aquela situação.

O sonho dele é comer um bom filé, já que cozinha não é um ambiente muito frequentado por sua esposa. Os filhos adolescentes, a vulgar Kelly (Christina Applegate) e o espertalhão Bud (David Faustino), transitam pela casa em busca de dinheiro, que quase nunca conseguem, enquanto os vizinhos caretas e apaixonados, Marcy (Amanda Bearse) e Steve (David Garrison), representantes dos bons costumes, acabam sempre envolvidos nas loucuras da família.

O Brasil chegou a produzir uma versão do seriado, transmitida pela Bandeirantes, com o horroroso título “A Guerra dos Pintos”, tendo como música-tema “A Raposa e as Uvas”, de Reginaldo Rossi, exótica substituta da deliciosamente irônica “Love and Marriage”, cantada por Frank Sinatra. Eu nem preciso dizer que o resultado era desastroso, né?

Séries muito longas são complicadas para quem está com o interesse inicial de conhecer a obra, há o risco da pessoa desistir no meio do caminho após alguns episódios mais fracos, algo que pode fazer com que a lembrança seja amarga, consequência invariavelmente injusta com o material original.

Pensando nisto, selecionei 36 episódios brilhantes das primeiras cinco temporadas, período em que os roteiros estavam afiados e o elenco motivado. Infelizmente, os anos seguintes foram conduzidos no piloto automático, com reciclagem de ideias, visível cansaço, problema usual em sitcoms longevas.

devotudoaocinema.com.br - Crítica nostálgica da hilária série "Married... With Children" (1987-1997)

PRIMEIRA TEMPORADA:

Episódio 1 – Pilot

Um vendedor de sapatos chamado Al Bundy, infelizmente casado e com dois filhos, é forçado a escolher entre ir a um jogo de basquete ou se juntar à sua preguiçosa esposa, Peg, para conhecer seus novos vizinhos, Steve e Marcy Rhoades.

Episódio 2 – Thinergy

Inspirada por um livro de dieta de Marcy para melhorar sua vida romântica, Peg decide que toda a família deveria estar se alimentando de forma mais saudável e começa com uma dieta.

Episódio 3 – But I Didn’t Shoot the Deputy

O bairro tem um criminoso à solta. Depois que Steve e Marcy são roubados, eles compram um cão de guarda para se proteger, mas Al, por outro lado, compra ilegalmente uma arma (sem permissão), causando muitos problemas.

Episódio 7 – Married… Without Children

Al e Peg decidem sair de férias. Eles pedem a Steve e Marcy para cuidar de seus filhos, Bud e Kelly. Eles não se dão bem, enquanto Bud e Kelly fazem uma grande festa na casa dos Rhoades, irritando Steve e Marcy.

Episódio 8 – The Poker Game

Al convida Steve para jogar pôquer com seus melhores amigos, mas Steve acaba perdendo seu salário para Al, deixando-o em uma situação difícil com Marcy.

Episódio 9 – Peggy Sue Got Work

Peg arruma um emprego em uma loja de relógios no shopping quando Al não compra um videocassete. Peg e Al estão insatisfeitos com a situação e pagam seus filhos para que eles consigam fazer com que ela desista.

Episódio 10 – Al Loses His Cherry

Al foge de casa depois de uma briga com Peg e fica com seu melhor amigo, Luke. É quando duas belas jovens aparecem…

Episódio 11 – Nightmare on Al’s Street

Marcy enlouquece quando começa a ter sonhos românticos com Al depois de uma discussão acalorada.

Episódio 12 – Where’s the Boss

Al ameaça largar seu emprego na loja de sapatos, a menos que receba alguma apreciação e crédito por seu trabalho.

Episódio 13 – Johnny Be Gone

O casal atrasa o fechamento de sua lanchonete favorita quando Bud e Kelly precisam deles para resolver seus próprios problemas. Enquanto isso, Steve e Marcy preparam uma festa para seus chefes.

devotudoaocinema.com.br - Crítica nostálgica da hilária série "Married... With Children" (1987-1997)

SEGUNDA TEMPORADA:

Episódio 3 – If I Were a Rich Man

Depois que um milhão de dólares é dado como desaparecido do banco de Steve, Peggy e as crianças assumem que Al roubou o dinheiro para que eles possam ficar ricos.

Episódio 4 – Buck Can Do It

Quando notícias chegam das cadelas da vizinhança que engravidam de Buck (que está saindo pelo buraco na cerca que Al não se preocupou em consertar), Peg e Marcy concluem que o cão deve ser castrado, especialmente depois que seu vizinho ameaça processá-lo porque Buck engravidou seu poodle.

Episódio 7 – For Whom the Bell Tolls

Os Bundys lutam para não ter serviço telefônico depois que Al se recusa a pagar por um telefonema para o Canadá. Al também está furioso com a luz do crime instalada no bairro, que brilha no seu rosto à noite.

Episódio 13 – You Better Watch Out

Um golpe de Natal no shopping dá errado quando o homem que está atuando como Papai Noel cai no pátio dos Bundys e falece. Al deve lidar com a multidão de crianças que ainda acreditam no Papai Noel.

Episódio 16 – Master the Possibilities

Quando Al recebe um pacote de discos que ele não pediu, Marcy diz a Al que se ele receber algo no correio que não pediu, ele pode legalmente mantê-lo. Usando esse conhecimento, Al recebe um cartão de crédito no correio enviado para o cachorro da família, Buck, e começa a usar o cartão sob o nome de Buck.

Episódio 17 – Peggy Loves Al, Yeah, Yeah, Yeah

No Dia dos Namorados, Bud aguarda seu primeiro cartão (que ele acha que é um truque armado por Kelly), Kelly deve escolher um dos muitos garotos que são atraídos por ela. Steve planeja levar Marcy para o Havaí. Peg quer que Al diga “eu te amo” para ela.

devotudoaocinema.com.br - Crítica nostálgica da hilária série "Married... With Children" (1987-1997)

TERCEIRA TEMPORADA:

Episódio 1 – He Thought He Could

Enquanto move caixas velhas do sótão, Al encontra uma cópia de “The Little Engine That Could”, que não foi devolvida à biblioteca local (encabeçada por uma malvada mulher ruiva chamada Miss DeGroot) desde 1957.

Episódio 4 – The Camping Show

Uma tarde de pescaria apenas com Al, Bud e Steve azeda quando Steve convida Marcy, que convida Peg e Kelly para a viagem – e as coisas ficam piores quando as três mulheres se mostram mais irritadas que o normal…

Episódio 5 – A Dump of My Own

Al realiza seu sonho de construir seu próprio banheiro na garagem.

Episódio 6 – Her Cups Runneth Over

Peg fica deprimida em seu aniversário quando a fabricação de seu sutiã favorito é interrompida.

Episódio 10 – Eatin’ Out

Depois de receber uma fortuna moderadamente expressiva, os Bundys saem para comer em um restaurante chique – e os problemas começam quando eles esquecem de levar o dinheiro com eles.

Episódio 12 – Can’t Dance, Don’t Ask Me

Depois de colocar o clube de dança de Polk High em apuros durante uma viagem de campo, Kelly é forçada a participar e se apresentar no show de talentos da escola.

Episódio 20 – Life’s a Beach

Os Bundys passam um relaxante dia na praia.

Episódio 21 – Here’s Lookin’ at You, Kid

As mulheres da vizinhança se tornam alvos de vizinho – exceto Peg, que interpreta isto como um sinal de que ela não é mais atraente. Enquanto isso, Al convence Bud a ajudar Kelly com seus estudos.

devotudoaocinema.com.br - Crítica nostálgica da hilária série "Married... With Children" (1987-1997)

QUARTA TEMPORADA:

Episódio 1 – Hot Off The Grill

Al tem um churrasco do Dia do Trabalho, em que ele fica animado com a visão de Peg realmente fazendo tarefas domésticas, e Steve e Marcy trazem as cinzas da tia de Marcy, que Steve odiava.

Episódio 2 – Dead Men don’t Do Aerobics

Peggy ganha a chance de se exercitar por duas semanas com Jim Jupiter, um instrutor de aeróbica local com seu próprio programa de TV, mas ela acaba eliminando Jim ao apresentá-lo ao mundo da junk food e assistindo TV.

Episódio 8 – 976-SHOE

Al pede a Steve um empréstimo de 50 mil para que ele possa financiar sua própria linha de ajuda para calçados. Para ganhar uma viagem ao Havaí, Steve o sanciona e acaba com uma advertência de seu chefe de que ele seria demitido se Al não obtivesse resultados.

Episódio 13 – Who’ll Stop the Rain

Durante uma tempestade, Al tenta consertar o teto e a antena da TV. Enquanto isso, Marcy fica chateada quando Steve consegue um novo emprego em uma loja de animais e ela acaba sendo mordida por um de seus “animais de estimação”.

Episódio 18 – What Goes Around Comes Around

Bud tenta fazer as pazes com uma bela garota que o humilhou no sexto ano. Enquanto isso, Al prepara um discurso para o baile, alertando os adolescentes para os perigos do casamento.

devotudoaocinema.com.br - Crítica nostálgica da hilária série "Married... With Children" (1987-1997)

QUINTA TEMPORADA:

Episódio 1 – We’ll Follow The Sun

Al leva os Bundys em uma jornada do Dia do Trabalho, que chega ao fim imediato quando eles ficam presos no trânsito.

Episódio 7 – Married… With Aliens

Depois de um grave ferimento na cabeça, Al começa a ver alienígenas que roubam suas meias, que eles precisam para abastecer suas naves espaciais para impedir um desastre cósmico. A ajuda inconsciente de Al salva muitos mundos da destruição … incluindo a Terra.

Episódio 9 – Do Ya Think I’m Sexy

Al fica obcecado com sua aparência depois que as mulheres da vizinhança começam a admirar suas habilidades de faz-tudo.

Episódio 13 – The Godfather

Al descobre que Kelly está namorando um homem mais velho, mas quando o homem mais velho acaba por estar ligado ao governo local, Al aproveita a situação sendo o poderoso chefão da vizinhança.

Episódio 16 – All Night Security Dude

Al recebe um emprego noturno como guarda de segurança da escola, mas é demitido quando o amado troféu de futebol é roubado enquanto ele estava no banheiro. Então cabe a Al recuperar o troféu do ex-rival do futebol americano.

Episódio 21 – You Better Shop Around (Part 1)

Durante uma onda de calor, Al compra um ar-condicionado que consome a energia da cidade. Com os vizinhos irritados, os Bundys mudam-se para a mercearia local, onde se tornam vencedores de uma gincana de compras.

Episódio 22 – You Better Shop Around (Part 2)

Al e Peg competem contra Marcy e Jefferson em uma maratona de compras de supermercado.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui