Batman – A Série Animada (Batman: The Animated Series -1992 a 1995)

Após a estreia do excelente “Coringa”, de Todd Phillips, muitos brasileiros encontraram justificativas para os atos do palhaço do crime (caíram na arapuca do esperto revide do diretor contra a patrulha do politicamente correto e a extrema-esquerda, exatamente como o protagonista afirma ao final, eles não entenderam a piada), ressignificando a mitologia dos quadrinhos, sobrou até para o Batman, que começou a ser chamado de fascista, miliciano, entre outros absurdos sintomáticos da inversão de valores de uma sociedade doente, logo, considero um ótimo momento para relembrar quem é o HERÓI da história.

devotudoaocinema.com.br - Os 20 Melhores Episódios de "Batman - A Série Animada" (1992-1995)

Apesar de tantas versões audiovisuais para o personagem criado por Bill Finger e Bob Kane, esta premiada série animada, desenvolvida por Bruce Timm, Paul Dini e Mitch Brian, continua sendo a mais fiel adaptação, com os melhores roteiros e forte personalidade, captando o tom que havia sido conquistado anos antes pelo filme dirigido por Tim Burton.

Eu lembro perfeitamente da emoção de, em uma época sem internet, ligar a televisão e ser surpreendido pela abertura que bebia da fonte do cinema Noir (referência clara também nas cartelas estilizadas de título), com aquela trilha sonora pomposa, composta por Shirley Walker, com o espírito épico de Danny Elfman, emoldurando a caçada noturna do vigilante de Gotham. Toda criança acompanhava religiosamente, colecionava o álbum de figurinhas e a revista em quadrinhos “Batman – O Desenho da TV”. Eu guardo até hoje com carinho um livro de bolso que adaptava dois episódios, “Sombras do Passado”, que li e reli várias vezes, lançado nas bancas pela Abril Jovem.

Vale destacar o brilhantismo da dublagem original, com destaque para o Batman de Kevin Conroy e o Coringa de Mark Hamill, e a impecável versão brasileira, da Herbert Richers, com Márcio Seixas, Darcy Pedrosa, Alexandre Moreno, Isaac Bardavid, Ricardo Schnetzer, Marisa Leal, Orlando Drummond, Vera Miranda, Newton Da Matta, Maria Helena Pader, entre muitos outros medalhões do estúdio.

devotudoaocinema.com.br - Os 20 Melhores Episódios de "Batman - A Série Animada" (1992-1995)

Estes são os 20 melhores episódios em ordem de exibição:

Heart of Ice: Batman deve impedir o Sr. Gelo de cumprir sua vingança contra um empresário insensível.

Feat of Clay (episódio duplo): Um ator desfigurado é forçado a enquadrar Bruce Wayne.

Joker’s Favor: Um homem comum se vê forçado a ajudar o Coringa em um de seus crimes. O Coringa é dublado por Mark Hamill, eterno Luke Skywalker, muitos consideram a melhor versão do vilão.

Nothing to Fear: Batman enfrenta o Espantalho, cujo gás de medo faz com que o herói tenha medo de desonrar o nome Wayne.

Appointment in Crime Alley: Na patrulha anual intensa de Batman na rua onde seus pais foram assassinados, Roland Dagget planeja devastá-la.

Duas-Caras (episódio duplo): No caminho das eleições, Harvey Dent perde gradualmente o controle de sua personalidade alternativa reprimida, até que o gângster Rupert Thorne inadvertidamente a libera.

Mad as a Hatter: Quando um cientista ciumento apaixonado por Alice no País das Maravilhas usa seus dispositivos de controle da mente, Batman precisa intervir.

Perchance to Dream: Depois de ser nocauteado em um armazém misterioso, Batman acorda em um mundo onde seus pais estão vivos, ele está noivo de Selina Kyle, e outra pessoa é Batman.

Dreams in Darkness: Afetado pela toxina do medo do espantalho, Batman se encontra preso no Asilo Arkham.

Beware The Gray Ghost: Uma série de atentados remanescentes de uma série de TV perdida ocorre e a estrela esquecida dela pode estar envolvida. Bela homenagem à Adam West, o Batman da série clássica de 1966, que participa da dublagem.

I Am The Night: Batman tem sérias dúvidas sobre sua missão quando o comissário Gordon está gravemente ferido.

Almost Got’im: Em um bar, um grupo de inimigos de Batman conversam sobre suas tentativas fracassadas de matá-lo.

The Man Who Killed Batman: Um pequeno trapaceiro conta sua história de como ele acidentalmente matou Batman, e, agora, todo mundo quer matá-lo.

Robin’s Reckoning (episódio duplo): Depois de descobrir o nome de um líder criminoso, Batman misteriosamente se recusa a deixar Robin continuar a investigação com ele.

See No Evil: Um bandido roubou um traje de invisibilidade, que ele usava para roubar jóias, e agora planeja roubar sua filha jovem de sua ex-esposa.

The Demon’s Quest (episódio duplo): Robin é sequestrado e Batman inesperadamente une forças com Ra’s Al Ghul, cuja filha Talia também foi levada.

Abertura com o tema composto por Shirley Walker:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui