Eu tentei abordar o tema dos cinesseriados no meu início como crítico profissional em 2008, mas a recepção foi muito fraca, algo que me frustrou, sempre gosto de acreditar que todos compartilham do meu prazer pelo garimpo cultural, sem este estímulo, atuando na área neste país, seria uma jornada muito mais difícil, mas, recentemente, arrisquei novamente, preparei um texto sobre “Os Perigos de Paulina” (1914) no formato despretensioso do “Dica do DTC”, e, para a minha felicidade, o número de acessos foi bom e, principalmente, recebi três mensagens inbox elogiosas, pedindo mais material sobre estas aventuras que dominavam as salas de cinema nas décadas de 30 e 40.

A minha ideia inicial, como apaixonado pelo tema desde a adolescência, foi preparar uma lista com 30 títulos, em ordem de preferência, pérolas que preservo com carinho na coleção, algumas em VHS, outras em DVD, mas ficaria uma postagem muito longa, não quero abusar tanto da sorte, reduzi então para uma lista com 10, e, caso haja demanda, será um prazer entregar as outras duas partes. Aguardo com os dedos cruzados.

Como sempre reforço, estes tesouros obviamente não estão nas plataformas de streaming, mas você, que realmente se interessa em “ser”, não em “parecer ser”, consegue encontrar com facilidade na internet todas as obras citadas, caso duvide, faça uma rápida busca no Google, vai se surpreender. Antes, claro, uma necessária contextualização…

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Cena de “Sombra do Terror” (1940), da Columbia.

O sistema mundialmente estimula a nova geração a desprezar a memória cultural, atear fogo no passado, logo, o papel de qualquer profissional sério na área é remar contra a corrente, alimentando a valorização destes esforços artísticos preciosos, o estudo apaixonado necessário para formar um público emocionalmente maduro e criterioso, no intuito de tentar (ênfase no “tentar”) salvar os filhos do amanhã de uma realidade orwelliana desastrosa.

Antes da TV existir, os seriados eram exibidos nas salas de cinema, antes ou depois dos filmes, capítulos normalmente semanais que duravam cerca de 30 minutos, sempre com um gancho final, usualmente envolvendo o protagonista em uma situação de perigo extremo, que deixava o público salivando de ansiedade pela continuação. Todos os gêneros eram explorados, faroeste, ficção científica, policial, espionagem, aventura, terror, mistério, em suma, havia diversão para todos os gostos. Nas salas europeias, o formato era um pouco diferente, mais próximo do que seria hoje identificado como uma minissérie, episódios mais longos, nem sempre com ganchos, como no fundamental “Os Vampiros” (1915), do francês Louis Feuillade.

Os pais e os filhos voltavam para suas casas comentando as tramas, os jovens passavam a semana na escola imaginando várias possibilidades narrativas, naquele mundo menos imediatista, ninguém esquecia do que assistia em minutos, aquele entretenimento ficava gravado na mente por semanas, virava tema de discussão em grupos de amigos.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Cena de “A Volta do Homem-Morcego” (1949), da Columbia.

Os cinesseriados pioneiros nos Estados Unidos entre 1912 e 1923 eram protagonizados por heroínas corajosas como Pearl White, Mary Fuller e Kathlyn Williams, as tramas eram simplórias, repetitivas, mas o carisma das atrizes carregava nos ombros as produções.

O estilo se firmou mesmo no final da década de 30, com a contribuição inestimável de nomes como Yakima Canutt na coordenação das cenas de ação, favorecido também pelo recurso do cinema falado sendo executado com maior segurança técnica, em histórias ambientadas na selva, ou que contavam com peripécias aéreas, elementos que fascinavam as plateias, como “A Filha das Selvas” (1941), protagonizada pela belíssima Nyoka, vivida por Frances Gifford.

O sucesso destes personagens era tão avassalador que suas aventuras transcendiam as salas escuras, a criança brasileira acompanhava com carinho as adaptações em quadrinhos que eram lançadas em revistas que vendiam como pão quentinho nas bancas, como “O Guri”.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Frances Gifford como Nyoka em “A Filha das Selvas”, da Republic.

O aparecimento da TV nos lares enfraqueceu demais o fascínio dos cinesseriados, não era mais necessário sair de casa para desfrutar daquele entretenimento, o sofá da sala era mais confortável que a poltrona do cinema, por conseguinte, com a queda nas bilheterias, os estúdios abandonaram este formato que, sem exagero, formou boa parte dos grandes diretores da Nova Hollywood, basta ver a influência direta destas aventuras no trabalho de medalhões como Steven Spielberg e George Lucas, obras como “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Guerra nas Estrelas” simplesmente não existiriam caso eles não tivessem vivido na infância a emoção dos cinesseriados.

Analisando de forma mais ampla, todas as produções recheadas de efeitos computadorizados que a garotada hoje consome devem muito aos esforços destes artistas pioneiros.

***

Eu listei abaixo as 10 melhores produções, aquelas que, em revisão, seguem eficientes, empolgantes. E, repito, você encontra todas facilmente na internet. Prepare a pipoca e boa sessão!

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Cena de “O Segredo da Ilha Misteriosa” (1945), da Republic.

1 – O Segredo da Ilha Misteriosa (Manhunt of Mystery Island – 1945)

O criador de um dispositivo científico é sequestrado, e sua filha pede a ajuda de um detetive particular cujas investigações os levam a uma remota ilha do Pacífico, onde eles enfrentam os descendentes malignos de um pirata morto há muito tempo.

2 – O Falcão da Floresta (Hawk of The Wilderness – 1938)

Uma expedição chega em uma ilha desconhecida para resgatar os nativos locais, liderados por um menino da selva, de um vulcão que está prestes a entrar em erupção.

3 – Os Demônios do Círculo Vermelho (Daredevils of The Red Circle – 1939)

Os irmãos Gene, Bert e Tiny, os “demônios do círculo vermelho”, escapam de um atentado, mas o irmão mais novo é ferido no incêndio e mais tarde morre de seus ferimentos. Buscando vingança, os três contratam um detetive para investigar o homem que eles acreditam ser o culpado.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Cena de “Legião do Zorro” (1939), da Republic.

4 – Legião do Zorro (Zorro’s Fighting Legion – 1939)

A história se passa no México, em 1840, quando o fidalgo Don Diego usa a máscara de Zorro para lutar contra o crime e a injustiça, liderando um grupo de ajudantes mascarados, a “Legião de Combate do Zorro”.

5 – Flash Gordon no Planeta Mongo (Flash Gordon – 1936)

Um planeta distante sai de sua órbita e vai em rota de colisão com a Terra. Uma chuva de meteoros destrói sua espaçonave. Flash, Dale e Dr. Zarkov juntam-se em uma jornada para salvar a Terra e partem para uma aventura rumo ao planeta Mongo.

6 – Agente Federal 99 (Federal Operator 99 – 1945)

O senhor do crime James Belmont escapa à custódia do FBI e retoma seu império criminoso, sendo continuamente enfrentado por Jerry Blake, operador 99 do FBI.

7 – As Aventuras do Capitão Marvel (Adventures of Captain Marvel – 1941)

O operador de rádio Billy Batson está em uma expedição arqueológica no terrível Vale das Tumbas, no Sião, em busca dos tesouros da Dinastia Escorpião. Lá, ele conhece Shazam, um velho que está prestes a morrer e que dá a Billy a capacidade de se transformar no poderoso Capitão Marvel.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 MELHORES cinesseriados para você garimpar na internet
Cena de “Agente Secreto X-9” (1945), da Universal.

8 – Agente Secreto X-9 (Secret Agent X-9 – 1945)

Agentes americanos, chineses e australianos unem forças para impedir que os nazistas obtenham a fórmula do combustível sintético.

9 – Superman (1948)

Após seus pais adotivos falecerem, o Homem de Aço vai para Metrópolis sob o disfarce dos óculos de Clark Kent, e se junta ao pessoal do jornal Planeta Diário, a fim de estar perto das notícias. Quando a emergência exige, ele assume sua verdadeira identidade, Superman.

10 – O Besouro Verde (The Green Hornet – 1940)

O Besouro Verde é a identidade secreta do dono do jornal “O Sentinela Diário”, Britt Reid, que, com a ajuda inventiva de seu criado coreano Kato, expõe vários crimes. Isto os leva ao contínuo conflito com o Líder, um criminoso por trás do Sindicato.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui