Eu acompanho o “Creature Features” pelo Youtube (AQUI) desde 2018, o terror foi meu gênero de formação como cinéfilo, como já abordei diversas vezes em textos, logo, a experiência de assistir aos filmes inseridos neste canal é muito divertida. Só um detalhe, você precisa dominar o inglês, não há legendas em outras línguas.

O mais próximo deste formato que a minha geração teve na televisão brasileira foi a sessão “Cine Trash”, exibida na Bandeirantes na década de 90, mas não há como comparar, nela, o saudoso Zé do Caixão, grande José Mojica Marins, apresentava rapidamente os filmes, soltava uma espirituosa praga, depois voltava só no final. O programa, apesar de ter se mantido por pouco tempo no ar, marcou a minha adolescência.

devotudoaocinema.com.br - Você conhece o canal "Creature Features"?

Nos Estados Unidos, este programa é uma tradição de décadas, nomes como Elvira (sim, a Rainha das Trevas) e Joe Bob Briggs entregavam material similar, mas o apresentador mais querido pelo público foi o Bob Wilkins, que comandou o show de 1971 até 1979, quando foi substituído por John Stanley, mas sem o mesmo sucesso. No ano de 2016, a equipe atual se apresentou, com muito carisma e adorável teatralidade. Vincent Van Dahl (Jeff Bodean), um ex-astro do rock que torrou sua grana adquirindo uma mansão mal-assombrada, o seu mordomo sisudo Sr. Livingston (Räven Green) e a bela e silenciosa criadora de problemas Tangella (Ali Noel).

Cada show oferece semanalmente, além de uma pérola cinematográfica, entrevistas nos intervalos com personalidades das mais variadas, da ativista ambiental Erin Brockovich à Kathy Coleman, a loirinha da clássica série “O Elo Perdido”, passando por Jon Provost, o menino dos antigos filmes da cadela Lassie, Victoria, a filha do lendário Vincent Price, até o youtuber de cultura pop Gary Buechler, do “Nerdrotic”, mas há também leitura de cartas/e-mails e segmentos roteirizados que captam bem a essência do terrir, algo que todo fã adora, em suma, uma mistureba fascinante e, para os apaixonados por terror e ficção científica, extremamente viciante.

Os filmes que eles apresentam? Pérolas de Roger Corman, como “A Ilha do Pavor” (1957) e “A Mulher Vespa” (1959), antologias obscuras como “Trama Sinistra” (1977), com Peter Cushing, Donald Pleasence e Ray Milland, tramas divertidamente absurdas como “O Cérebro Que Não Queria Morrer” (1962), e, algo maravilhoso, títulos que até mesmo cinéfilos intensamente dedicados solenemente ignoram, como é o caso de “O Aperto de Mão Guatemalteco” (2006), dirigido por Todd Rohal, um esforço independente que ganhou prêmios em festivais, e que, sem dúvida, jamais entraria no meu radar. Conheci a obra em um dos episódios da série, e, sem exagero, considerei excelente, bizarra na medida certa, com uma pegada David Lynch, fiz questão de garimpar na internet, baixar e adicionar na coleção.

Eu espero que aprecie a dica, prestigie o trabalho competente da equipe do “Creature Features”, um tesouro para fãs do gênero.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui