O saudoso norte-americano Alfred Newman faz parte do panteão de deuses da composição musical cinematográfica, um dos símbolos mais respeitados da era de ouro de Hollywood. Ele trabalhou em mais de 200 filmes, ao longo de 4 décadas, também foi o responsável pela fanfarra de abertura dos projetos do estúdio 20th Century Fox.

Eu selecionei 10 pérolas de seu repertório que evidenciam o brilhantismo com que captava a essência dos argumentos, a sua forte assinatura, além de sua incrível versatilidade.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.

Aeroporto (Airport – 1970)

Em um período de 12 horas, o gerente de um grande aeroporto tem que lidar com uma poderosa nevasca, uma pista de pouso bloqueada e um passageiro mentalmente perturbado carregando uma bomba.

A Conquista do Oeste (How The West Was Won – 1962)

A saga dos colonizadores americanos, contada através da história de três gerações da família Prescott, descrevendo os perigos e aventuras vividos pelos pioneiros desbravadores do Oeste americano.

Suplício de Uma Saudade (Love Is a Many-Splendored Thing – 1955)

Em Hong Kong, nos anos 40, um correspondente de guerra americano e uma médica chinesa se apaixonam. Entretanto, a felicidade deles é posta à prova quando se descobre que ele já é casado e o relacionamento passa a ser criticado pelos amigos e pela família dela.

O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank – 1959)

Na Holanda ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o comerciante Kraler abriga duas famílias de judeus em seu sótão. A jovem Anne Frank (Millie Perkins) mantém um diário da vida cotidiana dos Franks e dos Van Daans, narrando a ameaça nazista bem como a dinâmica familiar.

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights – 1939)

Barreiras sociais impedem que Cathy se relacione com o cavalariço Heathcliff. O rapaz some quando Cathy se casa com Edgar, um homem de posses, e retorna dez anos depois como um homem rico. Entretanto, pode ser tarde demais para ele e Cathy.

O Manto Sagrado (The Robe – 1953)

Neste épico bíblico, Marcellus Gallio é um bêbado e desiludido romano que ganha o manto de Jesus em um jogo de sorte depois da crucificação. Ele nunca foi um homem de fé como seu escravo Demetrius. Porém, quando Demetrius foge com o manto, Marcellus começa a ter visões perturbadoras, sentindo-se culpado por suas ações. Certo de que se destruir o manto ele será curado, Marcellus sai à procura de Demetrius.

A Marca do Zorro (The Mark of Zorro – 1940)

O aristocrata Don Diego Vega regressa da Espanha e encontra sua pátria aterrorizada por um governador tirano. Ele deixa de lado sua nobreza, coloca uma máscara e luta por justiça e pelo povo.

O Matador (The Gunfighter – 1950)

Jimmy Ringo é um pistoleiro com fama de “rápido no gatilho”. Em 1880, durante uma de suas viagens, ele decide parar em Cayene, uma pequena cidade do Oeste. E seus objetivos são nobres: ver o filho e reencontrar o grande amor de sua vida. Ringo é amigo do delegado da cidade, que o protege da curiosidade dos locais. O problema é que um homem vingativo de seu passado e outros competidores descobrem que ele está na cidade e começam a armar emboscadas e a desafiá-lo constantemente para duelos.

Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley – 1941)

Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais, enquanto capta os sentimentos e problemas da época.

A Maior História de Todos os Tempos (The Greatest Story Ever Told – 1965)

A história de Jesus Cristo é retratada desde o seu nascimento em Belém, passando pela vida adulta de pregação junto aos apóstolos pela Palestina até a sua morte por crucificação, e sua Ressurreição em Jerusalém.

BÔNUS (FANFARRA DE ABERTURA DA 20TH CENTURY FOX):



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui