No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Amanece, Que No es Poco (1989)

Um jovem engenheiro espanhol, professor (Antonio Resines) da Universidade de Oklahoma, regressa à Espanha e chega a um vilarejo remoto, onde vivem seus pais, para desfrutar de um ano sabático. Para compensar a notícia de que sua mãe havia morrido, seu pai (Luis Ciges) lhe dá de presente uma moto com sidecar.

Uma pérola do saudoso roteirista/diretor espanhol José Luis Cuerda que é muito cultuada em seu país de origem, mas é praticamente desconhecida no Brasil, agradeço à internet pela possibilidade de assistir a este roteiro de puro humor surrealista. Se você não gosta deste estilo nonsense, talvez seja melhor não arriscar.

Os créditos de abertura, com a trilha sonora grandiosa composta por José Nieto, remetem à “Guerra nas Estrelas”, conduzindo o público através do espaço, até mostrar o planeta Terra no horizonte, que se aproxima lentamente, a viagem, por si só, já é hilária, dando o tom absurdo.

Após este exagero maravilhoso, chegamos finalmente no simplório vilarejo. Uma das primeiras pessoas que conhecemos é um sacerdote católico que, de tão querido pelos fiéis, sempre é recebido com fervorosos aplausos de pé durante a missa.

“Com esta imagem de pobreza que você passa, o povo vai pensar que estamos guardando as ofertas.” 

Os personagens que a trama apresenta caberiam perfeitamente nas esquetes do grupo Monty Python, algumas críticas ácidas direcionadas à sociopolítica espanhola da época podem não ser tão bem compreendidas universalmente, mas a leveza na entrega do elenco faz rir da mesma forma.

Caso não seja fluente na língua, você consegue encontrar legendas em português no “open subtitles“.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui