CRÍTICA ESCRITA E PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 22/11/2013.

Sobrenatural – Capítulo 2 (Insidious Chapter 2 – 2013)

Renai e Josh Lambert estão prontos para suas vidas voltarem ao normal, mas não sabem que Josh está possuído. A fim de derrotar as forças malévolas em torno deles, Lorraine Lambert e seus amigos investigam o passado para salvar o futuro da família.

O diretor James Wan acertou com “Invocação do Mal”, mas volta a abraçar a mediocridade nesta continuação pouco inspirada de um filme esquecível. É muito difícil conseguir realizar uma boa sequência no gênero, já que boa parte dos méritos de um projeto bem-sucedido nasce das surpresas que ele provocou. Revisitar personagens no terror quase sempre é sinônimo de uma tentativa de descaracterização objetivando o pastiche.

O roteiro não mantém a tensão que o início promete, com o erro comum de entregar um terceiro ato no piloto automático, resultando em um produto saído diretamente de uma fábrica para consumo imediato e eventual esquecimento. Ao testemunhar truques desgastados como coisas que “pulam” na direção da tela, eu fico com a impressão de que Wan utilizou um dublê novato no seu lugar. Um dublê fanático por “O Iluminado” e “Poltergeist”, sem vergonha alguma de utilizá-los como “inspiração”.

Com exceção de Patrick Wilson (Josh), que se esforça em imprimir alguma personalidade ao personagem, todo o elenco parece estar torcendo para que o expediente acabe. O excesso na utilização do recurso do flashback não facilita na imersão, assim como também prejudica o estabelecimento de qualquer clima. Fica difícil se envolver, quando cada “pulo do gato” precisa ser explicado didaticamente. Os mestres no gênero sabem que o horror reside com mais força nas sombras, naquilo que não se enxerga ou compreende.

O desfecho, como era de se esperar, deixa um portão aberto para a continuação… O problema será despertar o interesse de alguém em querer assisti-la.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui