No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Diário de Um Pároco de Aldeia (Journal d’un Curé de Campagne – 1951)
Nomeado para a paróquia de uma pequena aldeia da França, um jovem padre (Claude Laydu) não é bem recebido pelos moradores. Com a saúde debilitada, ele tenta lidar com a situação, contando com o auxílio de um padre do vilarejo vizinho.
Adaptar o livro original do Georges Bernanos não é uma tarefa fácil, principalmente quando o diretor opta pela extrema fidelidade à letra, sem inserir elementos narrativos atrativos que diluam as digressões filosóficas e facilitem a imersão emocional do grande público, um experimento que pode ser profundamente entediante para quem não enxerga como algo prazeroso ser instigado a pensar.
Uma cena que considero brilhante, linda, ainda que breve, envolve o encontro do pároco fragilizado com a jovem Séraphita (Martine Lemaire), uma referência direta à passagem bíblica em que Verônica de Jerusalém oferece seu véu para Jesus limpar o rosto no caminho do Calvário.
Caso você não conheça a obra de Bresson, indico que busque primeiro “A Grande Testemunha” (1966), “Um Condenado à Morte Escapou” (1956) ou “O Batedor de Carteiras” (1959), para se acostumar com o estilo intensamente minimalista que influenciou cineastas do mundo todo.
“Diário…” era o filme favorito de Tarkóvski, passava longe de ser o favorito do crítico André Bazin, a verdade é que não há como terminar a sessão indiferente à sua mensagem, uma pérola que, em revisão para este texto, segue forte, corajosa.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…