No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Amar é Sofrer (The Country Girl – 1954)

Um veterano ator de teatro de sucesso tenta voltar à ativa depois de se tornar alcoólatra.

Este filmaço da década de 50 segue muito eficiente, competente adaptação da peça de Clifford Odets, que conta com uma atuação brilhante da belíssima Grace Kelly, cheia de nuances que favorecem a revisão, talvez o melhor momento de sua carreira, vivendo a esposa que sofre com o vício do marido, papel desafiador que Bing Crosby defende com plena segurança.

O roteiro não poupa o espectador, o tema pesado se torna ainda mais impactante porque o ritmo é lento, os diálogos inteligentes conduzem as ações aprofundando as motivações dos personagens a cada cena, leia-se, cinema à moda antiga, quando os adultos pensavam, falavam e agiam como adultos emocionalmente maduros.

Vale destacar também a presença do grande William Holden, elemento importantíssimo na trama, como o diretor bem-sucedido da Broadway que luta pela escalação do veterano e problemático ator, que foi um de seus ídolos na juventude.

Não vou revelar mais para não estragar a experiência, mas “Amar é Sofrer” é um tesouro que precisa urgentemente ser redescoberto.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui