No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Passado Que Condena (La Spiaggia – 1954)

Anna Maria (Martine Carol) leva a filha de férias para um lindo resort à beira-mar no Mediterrâneo para fugir da vida na cidade. Enquanto aproveitam o novo ambiente, ela chama a atenção do prefeito (Raf Vallone) da cidade e pensa em se estabelecer lá para sempre. Mas quando ela rejeita os avanços de um rico empresário, ele ameaça revelar um segredo que pode arruinar todos os seus planos.

O saudoso diretor Alberto Lattuada, injustamente esquecido hoje em dia, entregou várias pérolas, dentre elas, destaco “Mafioso” (1962) e, pela coragem temática, “Passado Que Condena”, uma obra que criticava a hipocrisia da sociedade italiana à época.

O segredo da protagonista não choca mais como outrora, mas a sua revelação não é o recurso narrativo que move a trama, o público é presenteado com a subversão da expectativa.

Ao invés do usual retrato de desespero neorrealista de uma mulher que luta para sobreviver nos escombros da guerra, o roteiro evidencia os malefícios da inveja que ela causa naqueles que gostam de posar socialmente como privilegiados, mas que, na realidade, disfarçam a insuportável frustração existencial tentando arruinar a vida daqueles que enxergam valor em coisas simples que eles desprezam.

Um tesouro que verdadeiramente merece ser redescoberto.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui