A lista com esta temática que preparei recentemente teve boa aceitação, por conseguinte, selecionei mais algumas pérolas do cinema mundial.
LEIA A LISTA ANTERIOR CLICANDO AQUI.
Se você valoriza o garimpo cultural, buscando conhecer o cinema que é realizado no mundo todo, já merece aplausos de pé. A maioria se satisfaz com o raso, tocando os pés no fundo, com medo de tentar dar braçadas na piscina olímpica.
Amar cinema é se dedicar na arte do garimpo de filmes obscuros ao redor do mundo, aprendendo sobre diferentes culturas através de suas ricas expressões artísticas. Há um pouco de Indiana Jones em todos os cinéfilos, ou deveria haver, já que a preguiça intelectual não faz bem. Então, para ajudar, eu selecionei 10 títulos de variados gêneros e de várias partes do globo que merecem maior reconhecimento.
Na era da internet, desejo real e um pouco de paciência (em alguns casos), bastam para que você encontre maneiras de entrar em contato com este material. Você não vai encontrar estas pérolas nas plataformas de streaming. E, digo mais, se depender do imediatismo revolucionário atual, o cinema está com os dias contados, no futuro próximo, você vai procurar certos títulos e simplesmente não vai encontrar mais. Uma dica, garimpe o filme na internet, grave em mídia física e guarde com carinho.
Não perca tempo, comece a desbravar este oceano de infinitas possibilidades hoje!
A VIAGEM DA ESPERANÇA (Reise der Hoffnung – 1990)
Pérola do cinema suíço, dirigida por Xavier Koller. O filme conta a história de uma família turca alevita que decide emigrar ilegalmente para a Suíça, atraída por histórias de prosperidade. A família, composta por Haydar, Meryem e seu filho Mehmet Ali, parte em busca de uma vida melhor, enfrentando perigos e dificuldades na jornada.
CARÁTER (Karakter – 1997)
Drama belga-holandês dirigido por Mike van Diem. O pequeno Jacob Katadreuffe é criado apenas pela mãe, já que o garoto é rejeitado pelo pai. Incomodado com a fama de bastardo, Jacob cresce tentando entrar em contato com o pai, que responde de maneira violenta a cada aproximação, e processa-o algumas vezes. Com a ajuda da mãe, Jacob consegue se tornar um advogado de sucesso.
NATTEVAGTEN – PERIGO NA NOITE (Nattevagten – 1994)
Pérola dinamarquesa de suspense dirigida por Ole Bornedal. Martin (Nikolaj Coster-Waldau), um estudante de Direito, consegue um emprego de estudante como vigia noturno no Instituto de Medicina Legal. A situação se complica quando assassinatos de mulheres da vida começam a ocorrer e ele se torna o principal suspeito.
O ANO DO SOL TRANQUILO (Rok spokojnego slonca – 1984)
Drama polonês dirigido por Krzysztof Zanussi. No final da Segunda Guerra Mundial, um soldado americano é enviado para a Polônia junto a uma comissão formada para investigar crimes de guerra. Lá, ele conhece Emília, os dois acabam se apaixonando profundamente e resolvem partir juntos para a América.
HUKKLE (2002)
Pérola experimental húngara dirigida por György Pálfi. O filme se passa em um vilarejo rural e acompanha o cotidiano de seus moradores e animais de forma fragmentada e com quase nenhum diálogo. O roteiro explora o contraste entre a vida aparentemente idílica e uma trama misteriosa de possíveis crimes que ocorrem no local.
ESTRELA ENCOBERTA DE NUVENS (Meghe Dhaka Tara – 1960)
Lindo filme indiano dirigido por Ritwik Ghatak. O filme narra a história de Nita, uma jovem bengali refugiada na Índia, que vive com a família nos subúrbios de Calcutá. A trama explora o sacrifício de Nita, que trabalha incansavelmente para sustentar a família, enquanto enfrenta tragédias pessoais e doenças.
FORA DE CONTROLE (La Diagonale du Fou – 1984)
Pérola obrigatória do cinema francês dirigida por Richard Dembo. O campeão soviético de xadrez Akiva Liebskind enfrenta Pavius Fromm, seu ex-aluno, em uma partida do Campeonato Mundial. Pavius é um desertor da URSS e as autoridades soviéticas ameaçam prejudicar a família de Akiva se ele não sair vitorioso.
A RAINHA DA NEVE (Lumikuningatar – 1986)
Clássico do cinema finlandês dirigido pela Päivi Helena Hartzell, que adapta o conto de fadas de Hans Christian Andersen. A história acompanha Kerttu, uma jovem que parte em uma jornada perigosa para resgatar seu irmão Kai, sequestrado pela Rainha da Neve, levado para seu reino gelado. A Rainha da Neve deseja a última pedra verde para sua coroa, e Kai é a chave para obtê-la, pois ele possui um coração puro.
COMEÇAR DE NOVO (Volver a Empezar – 1982)
Drama espanhol dirigido por José Luis Garci. O filme conta a história de Antonio Albajara, um escritor espanhol ganhador do Prêmio Nobel, que retorna à sua cidade natal, Gijón, após muitos anos de exílio. Lá, ele revisita seu passado, reencontra amigos e, principalmente, o seu grande amor da juventude, Elena.
AMAR É PERDOAR (Opfergang – 1944)
Pérola do cinema alemão dirigida por Veit Harlan. Albrecht (Carl Raddatz), o incansável filho de uma família patrícia, se casa com Octavia (Irene von Meyendorff), uma mulher severa, mas bonita, com a esperança de encontrar paz e amor ao lado dela. Certo dia ele conhece a vizinha, a jovem Äls (Kristina Söderbau), por quem se sente muito atraído devido a sua vivacidade e charme. A jovem também se apaixona por Albrecht, mas os dois não sabem que a morte está pairando sobre Äls. Enquanto ela não consegue escapar do seu destino, Albrecht fica doente, mas sua esposa está disposta a realizar um sacrifício.