Charles Robert Redford Jr. (1936-2025) é um dos símbolos mais fortes de Hollywood, um sinônimo de competência, os seus esforços como ator, produtor e cineasta são respeitados por todos que verdadeiramente amem esta arte.
As premiações da indústria nem são tão importantes quando analisamos o seu real envolvimento nas engrenagens, grande parte de sua contribuição não chega ao público, a elegância com que conduziu sua vida pessoal e profissional nas várias décadas em que atuou ativamente no cinema reafirma a sua integridade.
Ele nunca se limitou às oportunidades típicas do galã das capas de revista, ele levava a sério o trabalho, buscou a excelência também como diretor, exibindo ainda mais sua coragem nos temas que escolheu abordar, e, quando já não precisava provar nada a ninguém, utilizou o dinheiro que ganhou com os sucessos de bilheteria para fundar o renomado “Sundance Film Festival”, dando espaço para a evolução dos filmes independentes.
Eu selecionei abaixo os melhores trabalhos em sua carreira como ator e cineasta. Vale ressaltar que as listas não estão em ordem de preferência.
Boa sessão!

COMO DIRETOR:

Gente Como a Gente (Ordinary People – 1980)
Uma análise intensa de uma família dividida pela tensão e pela tragédia. Donald Sutherland e Mary Tyler Moore são um casal de classe média-alta cuja existência “comum” é destruída por um falecimento.

Nada é Para Sempre (A River Runs Through It – 1992)
Norman e Paul Maclean são filhos de um pastor em Montana. A história cobre 20 anos da vida da família, revelando as diferenças entre Paul, o rebelde, e Craig, o estudioso, seus relacionamentos, amores, lutas e o que os une: o amor pela pesca no rio que atravessa as terras do pai.

Rebelião em Milagro (The Milagro Beanfield War – 1988)
Ladd Devine planeja erguer um grande hotel num vilarejo do Novo México, expulsando os pequenos agricultores locais. Um humilde fazendeiro acaba gerando uma rebelião contra o empreendimento ao descobrir um poço d’água ilegal nas terras do empresário.

Leões e Cordeiros (Lions for Lambs – 2007)
O filme retrata pessoas envolvidas em aspectos distintos da guerra: um político, um professor idealista e dois rapazes em combate nas montanhas geladas do Afeganistão, cujo desejo de dar sentido à vida fez com que se alistassem no exército americano.

Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (Quiz Show – 1994)
O filme conta a história real da investigação de um jovem advogado, Dick Goodwin, sobre um escândalo de fraude no programa de TV “Twenty One”, nos anos 1950, quando um professor charmoso e popular, Charles Van Doren, é escolhido para substituir um competidor humilde, Herb Stempel, numa trama de informações preparadas e manipulação para manter a audiência. O engano é descoberto e um escândalo nacional irrompe, expondo a corrupção por trás da fachada brilhante do programa.
***

COMO ATOR:

Até o Fim (All is Lost – 2013)
Um homem viaja sozinho em seu veleiro pelo Oceano Índico. Porém, a embarcação se choca contra um contêiner abandonado e sofre terríveis danos. Agora ele terá que se esforçar para sobreviver no meio de uma tempestade e com cada vez com menos recursos.
LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid – 1969)
O filme mostra dois amigos e assaltantes de banco e trens, Butch Cassidy e Sundance Kid, que, após serem implacavelmente caçados nos Estados Unidos, fogem para a Bolívia com Etta, a namorada de Sundance. Na América do Sul, eles encontram novos problemas e uma tentativa de vida fora da lei que não se revela tranquila.

Mais Forte Que a Vingança (Jeremiah Johnson – 1972)
Jeremiah Johnson (Robert Redford) é um homem que abandona a civilização e procura isolamento para aprender com um eremita (Will Geer) a ser um homem das montanhas. Mas ele é forçado a lutar contra a inconstância da natureza e quase todos os índios americanos das redondezas para sobreviver.
LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

Brubaker (1980)
Um diretor chega disfarçado de prisioneiro para experimentar a vida do lado de dentro da prisão. Ele implementa uma série de extensas reformas que causam insatisfação nos guardas e empresários locais, que gostavam das coisas como eram antes.

O Candidato (The Candidate – 1972)
Bill McKay (Robert Redford), o candidato do Partido Democrata ao Senado dos Estados Unidos, um homem de integridade e ideais, não se deixará manipular pela máquina política americana. O filme é uma incisiva visão de como publicitários, assessores de imprensa e empresários de comunicação se unem durante uma campanha eleitoral.

Todos os Homens do Presidente (All The President’s Men – 1976)
Em uma noite comum, no Edifício Watergate, luzes revelam quatro criminosos pegos no ato. Por causa dos acontecimentos daquela noite, naquele prédio, um presidente dos Estados Unidos acabou sendo levado para fora da Casa Branca. Dois repórteres de Washington, Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) agarraram a história e mantiveram-se agarrados a ela, desafiando dúvidas e negações.
LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

Quebra de Sigilo (Sneakers – 1992)
O expert em computadores Martin Bishop lidera um grupo de hackers renegados do qual fazem parte: um ex-agente da CIA, um mago da eletrônica, um jovem gênio e um cego técnico de som. Um dia, agentes do governo chantageiam a equipe para que aceite uma operação secreta: rastrear uma caixa preta desaparecida.

Golpe de Mestre (The Sting – 1973)
Após o assassinato de um amigo em comum, o aspirante a vigarista Johnny Hooker (Robert Redford) junta-se ao velho Henry Gondorff (Paul Newman) para se vingar de Doyle Lonnegan (Robert Shaw), o cruel chefe responsável pelo crime. Hooker e Gondorff implementam um plano elaborado para que Lonnegan não descubra que está sendo enganado. O grande golpe começa a se desenrolar, mas as coisas não saem como planejaram e a destemida dupla faz improvisações de última hora.
LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

